Existem muitos circuitos integrados da família TTL LS (low Power Schottky) que são pouco conhecidos dos projetistas e mesmo dos técnicos que às vezes se defrontam com aplicações em computadores, e outros equipamentos. Neste artigo vamos dar as características e funções de três destes circuitos integrados, que os leitores que não tenham informações em seus manuais, devem guardar com carinho, pois podem ser realmente de utilidade num momento imprevisível.(1995)

 

74LS353 - Dois Seletores/Multiplexadores de 4 linhas para 1 linha com saídas tri-state.

Datasheet do 74LS353

Este circuito integrado consiste na versão inversora de outro circuito integrado, o 74LS253 e permite a multiplexação de n linhas para 1 linha. Pode ser usado na conversão paralelo para serial.

Os tempos de propagação típicos são os seguintes:

Entrada de dados para saída: 12 ns

Controle da entrada para a saída: 16 ns

Seleção de entrada para saída: 21 ns

 

A dissipação de potência de cada integrado deste tipo quando habilitado é tipicamente de 36 mW.

 

Descrição:

Cada um dos seletores/multiplexadores de dados com diodos Schottky de grampeamento contém inversores e drivers capazes de fornecer a função completa de seleção de dados em binário para portas AND e OR inversoras. Controles separados de saídas são incluídos para cada uma das duas seções de 4 linhas.

As saídas three-state podem interfacear com sistemas que tenham organização por barramentos.

Na figura 1 temos o diagrama de funções lógicas internas deste circuito integrado.

 


 

 

O 74LS353 é fornecido em invólucro DIL de 16 pinos.

 

74LS368 - Barramento de 6 drivers com saídas 3-state

Datasheet do 74LS368

Este circuito integrado contém seus drivers que podem ser escolhidos entre a função inversora ou não inversora conforme a aplicação.

Dentre as aplicações sugeridas para estes drivers de linha estão os circuitos de endereçamento de memórias, drivers de clocks e receptores ou transmissores orientados por barramentos.

As saídas dos drivers deste integrados possuem um elevado fan-out e excelente fan-in podendo excitar linhas com resistências tão baixas como 133 Ω.

Na figura 2 temos o diagrama lógico deste circuito integrado.

 


 

 

 

74LS374 - Oito Latches Transparentes tipo D e flip-flops disparados por transição positiva

Datasheet do 74LS374

A função latch ou Flip-flop pode ser selecionada conforme a aplicação. As saídas são three-state e o acesso para carregar o circuito é totalmente paralelo. As entradas de controle são buferizadas e a entrada de clock/habilitação possuem histerese de modo a aumentar a rejeição de ruído.

Estes registradores de 8-bit com saídas 3-state são projetados especificamente para excitar cargas altamente capacitivas ou de impedâncias relativamente baixas. A alta impedância do terceiro estado e o nível lógico alto aumentado dão a este dispositivo a possibilidade de ser conectado diretamente a barramentos sem a necessidade de interfaceamento ou componentes de pull-up.

Isso torna este componente especialmente atraente para implementar registradores de buffers, portas I/O, barramentos de drivers bidirecionais, etc.

Os oito latches do LS374 são flip-flops do tipo D (os latches estão no LS373 que tem a mesma configuração) que disparam na transição positiva do pulso de clock.

As entradas com disparadores de Schmitt simplificam o projeto dos sistemas já que a rejeição de ruído AC e DC é aumentada tipicamente em 400 mV em presença da histerese.

As entradas de controle podem ser usadas tanto para levar as saídas ao nível alto e baixo como ao terceiro estado (alta impedância). Na condição de alta impedância as saídas não carregam o circuito externo de modo significativo.

Os controles das saídas não afetam a operação interna dos flip-flops, o que significa que os dados anteriores podem ser retidos ou então dados novos podem entrar mesmo quando as saídas estão "off".

Na figura 3 temos o diagrama lógico deste circuito integrado TTL.