(2007) Um componente perigoso dos gases emitidos pelo escapamento de veículos automotores é o Óxido Nítrico ou NO.

Isso significa que recursos para monitorar sua emissão de de grande importância tanto em garagens, lugares de tráfego intenso e até em ambiente aberto sujeito a uma presença mais intensa desse gás.

A CiTiCel é uma empresa especializada na fabricação de sensores, tendo em sua linha de produtos o NX1, um sensor especialmente projetado para o monitoramento da concentração de óxido nítrico, com o aspecto mostrado na figura 1.

Esse sensor possui uma saída de 4 terminais, exigindo uma polarização de 300 mV e fornecendo uma saída linear ao longo da faixa de detecção de 0 a 5 000 ppm.

A saída do sensor consiste num sinal de 0,05 +/- 0,01 uA/ppm, com uma resolução de 1 ppm.

 

Figura 1
Figura 1

 

 O dispositivo opera numa faixa de pressões de 800 a 1 100 mBar e exige um resistor de carga tipicamente de 10 Ω. O dispositivo tem ainda um tempo de resposta da ordem de 5 segundos.

No próprio chip existe ainda um filtro que remove os efeitos do SO2 e seu peso é de 32 g. Observe que o sensor exige o emprego de uma bateria de 3 V, cuja durabilidade é da ordem de 15 meses, o mesmo período de garantia do dispositivo.

Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação para esse sensor, observando-se que todos os resistores devem ser 1% de tolerância, a não ser nos casos que exista uma indicação diferente.

A faixa de tensões de alimentação vai de -12 V a +12 V. A sensibilidade é de 60 nA/ppm.

 


 

 

Nesse circuito são usados 4 amplificadores operacionais (ou um amplificador operacional quádruplo) cujos ganhos são ajustados para adaptar às características do sensor ao circuito de saída. O circuito é sugerido pelo próprio fabricante, obtendo-se mais informações no site www.citytech.com.