A Sanken Electric (www.sanken.com) apresentou (em 2007) o Sed70N2, o menor adaptador AC de 60 W do mundo, sendo ideal para aplicaçõies como notebooks, PCs, etc.

O novo dispositivo emprega um CI de controle da Sanken medindo apenas 39,5 x 27 mm e mesmo assim pequeno, pode fornecer uma potência de saída de 60 w (70 W max) o que está bem de acordo com notebooks que consomem em torno de 50 W a 60 W tipicamente.

Nesse produto a Sanken empregou um sistema de retificação sincronizada do lado secundário de um conversor flyback com base num circuito integrado SSC6210, o que possibilita alcançar uma eficiência máxima de 90% com uma entrada de 230 V.

Além disso, o número de componentes foi reduzido em aproximadamente 30% no circuito de controle, graças à inclusão de diversas funções no próprio circuito integrado e a simplificação do filtro de ruído.

A potência de entrada sem carga é também muito menor do que a dos tipos equivalentes. Enquanto que neles essa potência é da ordem de 1 W, no novo adaptador essa potência é de apenas 0,4 w.

 


 

 

Datasheet do SED70N2