O circuito integrado LM3745 da National Semiconductor (www.national.com) consiste num controlador buck com P-FET do tipo histerético, sendo indicado para aplicações de alta eficiência em fontes chaveadas.

O dispositivo é fornecido em invólucro SOT23-5 operando num esquema histerético que apresenta diversas vantagens, tais como o projeto mais simples já que não se necessita de compensação externa, operação estável com uma ampla faixa de componentes e uma resposta a transientes extremamente rápida.

Além disso, o controle histerético proporciona uma operação de alta eficiência mesmo com cargas pequenas. A arquitetura P-FET também reduz a quantidade de componentes externos e alcança 100% de ciclo ativo e uma operação que uma queda de tensão ultra-baixa.

A National Semiconductor disponibilizada uma placa de avaliação e uma ferramenta de desenvolvimento, cujas informações podem ser acessadas em seu site. Basta digitar o nome do componente para se obter uma vasta gama de informações sobre o uso desse componente.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos do dispositivo da National.

 


 

 

Uma aplicação típica para esse componente é mostrada na figura 2, em que temos uma fonte com entrada de 5 V e saída de 2,5 V com uma corrente máxima de 2 A. Observe o reduzido número de componentes externos necessários à essa aplicação.

 


 

 

Na figura 3 temos as características de desempenho desse dispositivo numa aplicação típica.

 


 

 

Datasheet do LM3745