A Allegro Microsystems (www.allegromicro.com) anunciou (em 2007) um novo par de transistores complementares Darlington de potência para aplicações em amplificadores de áudio.

Os novos componentes são indicados para amplificação de áudio de uso geral, amplificadores public address e amplificadores de automóveis.

Os transistores STD03N e 03P são transistores Darlington melhorados com drivers incorporados e também diodo de compensação de temperatura. Uisando a tecnologia Sanken thin-wafer, os dispositivos conseguem alcançar altos níveis de potência através de uma resistência térmica decrescente, e além disso suportam tensões mais altas que dispositivos semelhantes existentes no mercado.

O diodo de compensação de temperatura é integrado no mesmo chip que os transistores de potência. Com esse projeto, os transistores STD03N e 03P eliminam retardos que podem ser induzidos pela diferença de tempo entre o sensoriamento térmico na fonte de calor e a operação do circuito de compensação. Por esse motivo esses transistores são ideais para aplicações em que uma estabilidade térmica melhorada seja necessária.

Os transistores são disponíveis em invólucros plásticos de 5 pinos TO-3P com o quarto pino removido.

 

Destaques:

* Diodos de compensação de temperaturas incorporados

* Manuseio de alta potência (160 W) em invólucro TO-3P.

* Drivers e diodos de compensação de temperatura internos, reduzindo a quantidade de componentes externos num projeto.

* Versões NPN e PNP

* Terminais de emissor colocados simetricamente, pino 5 no NPN e pino 1 no PNP, facilitando sua colocação adjacente na placa e minimizando o traçado das trilhas na placa de circuito impresso, quando usados aos pares (figura 1)

 


 

 

Datasheet do STD03N

Datasheet do STD03P