(2007) A National semiconductor (www.national.com) apresentou em seu Application Note NA-1533 um circuito de proteção contra sobretensão para uso automotivo com base em dois transistores de efeito de campo de potência e um sensor lMV431AIMF.

O circuito é especialmente indicado para proteger equipamentos sensíveis ligados a alimentação elétrica de veículos modernos contra picos, transientes e outras variações que possam afetá-los.

O circuito proposto pela National é mostrado na figura 1, sendo indicado para tensões de entrada de 24 V mas suportando valores máximos de tensão de 80 V.

 


 

 

Esse circuito pode ser usado em sistemas de 12 V e 24 V onde os transientes podem chegar a 60 V.

Deve ser considerado que, como o circuito utiliza transistores de efeito de campo de potência P em série com a carga existe uma pequena queda de tensão.

Na figura 2 mostramos num gráfico a ação do circuito, observando-se que o ponto de disparo é fixado pela relação entre R1 e R2.

 


 

 

Observe que nessa aplicação o ponto de disparo foi fixado em 19 V o que torna o circuito apropriado para aplicações de 12 V. A tensão pode ser fixada num valor maior, por exemplo, 28 V para um sistema de 24 V.