(2007) Um dos campos de aplicações eletrônicas em que a conectividade se faz presente de maneira cada vez mais intensa é na medicina. Equipamentos médicos modernos devem ser dotados de interfaces que permitam a rápida e eficiente troca de informações com sistemas processadores e outros equipamentos que devem interagir com o médico, com o paciente ou com uma fonte de informações.

Para o projeto de tais equipamentos da Texas Instruments (www.ti.com) conta com uma ampla linha de produtos de conectividade.

Nessa linha destacamos as UARTs e os Codificadores/Decodificadores IR com características que os tornam ideais para esse tipo de aplicações. Para todos esses produtos sugerimos aos leitores interessados em maiores informações que consultem o Information for Medical Applications, documento acessível no site da Texas Instruments.

Daremos a seguir informações resumidas sobre alguns componentes especialmente indicados para conectividade em aplicações médicas.

 

TL16C550C, TL16C552A, TL16C750 e TL16C752

Esses componentes consistem em UARTs simples e duplas, sendo compatíveis pino a pino com uma grande quantidade de UARTs de outros fabricantes, já que seguem o padrão industrial.

O TL16C550C é uma uART de 3,3 V de um canal, fazendo a conversão de dados serial para paralelo e de paralelo para serial. Já, o TL16C552A consiste num dispositivo de dois canais que permite a comunicação bilateral através da porta de impressora. O TL16C750, oferece um FIFO de 64 bytes com 16 ou 64 bytes de programabilidade enquanto que o TL16C752B é uma UART dupla de alta performance com FIFO de 64 bytes e uma taxa de transferência de dados de 2,8 MIPs.

Esses componentes são especialmente indicados para aplicações como monitores médicos e scanners. Na figura 1 temos um sistema típico sugerido pela Texas Instruments.

 


 

 

 

TIR1000

Esse componente para conectividade médica consiste num Encoder IrDA e Decodificador. Trata-se de um SIR (Serial Infrared Encoder/Decoder) em tecnologia CMOS. Sua finalidade é decodificar bits de dados com a especificação IrDA.

Um dispositivo de interface é necessário para acoplar o diodo PIN foto-sensível além do LED emissor infravermelho. Uma UART é necessária para interfacear os dados seriais.

O TIR1000 funciona com taxas de dados de 1200 bps a 115 kbps e opera com tensões de alimentação de 2,2 V a 5,5 V. Ele ainda pode decodificar tanto pulsos positivos como negativos. Na figura 2 o diagrama de blocos funcionais.

 


 

 

 

Sua principal aplicação é em instrumentação médica.

 

TSB12LV32

Esse circuito integrado consiste num controlador de uso geral para camada-link

Trata-se de um controlador de camada-link (link-layer ou LLC) que pode transferir dados entre um controlador hospedeiro, a interface PHY 1394 e um dispositivo externo conectado ao barramento local.

O LLC proporciona o controle para a transmissão e recepção dos pacote de dados 1394 entre a interface do microcontrolador e a interface PHY-link via um FIFO externo de 2 kB em taxas de velocidade de até 400 Mbps.

Esse dispositivo é compliante com os padrões IEEE 1394-1995 e P1393a para barramentos seriais de alta performance.

Dentre as aplicações sugeridas pela Texas para esse componente temos os sistemas de visão, instrumentação, comando e controle e IDB 1394. Na figura 3 temos o diagrama de blocos desse componente.

 


 

 

 

TSB12LV01B

O TSB12LV01B consiste num controlador de camada de link (Link-Layer) para barramento serial de alta velocidade. No site da Texas Instruments podem ser obtidas informações completas sobre esse componente, incluindo-se o datasheet, assim como os demais abordados nesse artigo.

Esse componente segue os padrões IEEE 1394-1995 para barramento serial de alta velocidade em camada-link possibilitando uma fácil integração de um sistema I/O.

O TSB12LV01B proporciona o interfaceamento 1394 com a capacidade de serem transferidos entre um barramento hospedeiro de 32 bits pela interface PHY-link 1394 e um dispositivo externo conectado a interface pelo barramento local.

O dispositivo fornece o controle para a recepção dos pacotes de dados 1394 e a interface PHY-link em taxas de 100, 200 e 400 MPS.

A alimentação pode ser feita com tensões de 3,3 V, tolerância para 5 V, e é fornecido em invólucro de 100 pinos PZT.

A operação pode ser feita tanto de forma sincronizada como não sincronizada.

As aplicações sugeridas para esse componente são os sistemas de visão, instrumentação, comando e controle e IDB-1394. Na figura 4 temos o diagrama de blocos desse componente.