Um produto para conectvidade da AMD (www.amd.com) é o transceptor (TX/RX) Ethernet 10/100 de baixa potência Am79C874, com suporte para fibra óptica. (2007)

Esse componente fornece a camada física (PHY) e funções de transceptor para uma porta Ethernet 10/100. Além dos benefícios da tecnologia CMOS com um consumo muito baixo, ele é fornecido num invólucro pequeno.

A tensão de operação é de 3,3 V e o dispositivo consome apenas 0,3 W. O dispositivo tem ainda três modos de gerenciamento de consumo, sendo totalmente compatível com a IEEE 802.2.

O dispositivo pode transmitir e receber sinais a uma distância de até 130 metros. Nele encontramos a filtragem on-board que permite o uso de pares trançados sem blindagem.

Além disso, ele pode usar transformadores de isolamento de 1:1 ou ainda 1,25:1 de modo a reduzir em 20% o consumo na transmissão. Uma interface PECL está disponível para aplicações 100BASE-FX.

A interface para o Media Access Controler (MAC) é estabelecida através de uma Media Independent Interface (MII) padrão, ou ainda uma interface GPSI de 7 fios.

O sistema de auto-negociação determina a velocidade do dispositivo e a operação se full ou half duplex. Uma correção automática de polaridade também é realizada durante a auto-negociação de durante a recepção do sinal 10BASE-T.

Diversos pinos de LEDs são disponíveis para a indicação de status num painel frontal. Uma opção é o uso de LEDs bicolores para indicar quando o dispositivo está no modo 10BASE-T ou 100BASE-T. LEDs bicolores também podem indicar quando ele está no modo full ou half duplex.

Outras indicações são a colisão de dados e quando os dados estão sendo transmitidos.

O dispositivo NetPHY-1LP precisa apenas de um oscilador externo de 25 MHz ou cristal, já que ele usa um clock sincronizador de dupla velocidade para gerar os outros sinais de clocks necessários ao funcionamento.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos do dispositivo.

 


 

 

 

Destaques:

* Operação em Ethernet 10/100BASET-TX com suporte 100BASE-FX para fibra óptica.

* Consumo típico: 300 mW

* Alcance: 130 metros

* Modos de baixo consumo: power down 93 mW); unpluggeded (100 mW) e Idle Wire com 285 mW.

* Não precisa de filtro externo

* Opera MDIO/MDC até 25 MHz

* Detecção automática de polaridade

Alimentação simples de 3,3 V com tolerância I/O para 5 V

 

Datasheet do Am79C874