(2007) O circuito integrado LM95214 da National Semiconductor (www.national.com) consiste num sensor de temperatura para quatro diodos remotos, usados como sensores.

Datasheet do LM95214

O novo componente possui todos os recursos para fazer o gerenciamento dos sinais dos diodos usados como sensores, enviando os sinais na forma digital por uma interface SMBus. O dispositivo também conta com um sensor local de temperatura.

A precisão é da ordem de =/- 2,0o C e a resolução é de 0,03125º C LSb. O dispositivo também conta com recursos para detectar falhas num diodo sensor remoto.

Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante temos o controle térmico de computadores, equipamentos de teste e eletrônica de escritórios.

Os sensores também podem ser transistores de uso geral como os 2N3904 ligados como diodos.

O LM95214 pode informar a temperatura em dois formatos: na escala de +127,875º C a -128oC ou ainda de 0o C a 255º C. As saídas dos canais podem ser disparadas em temperaturas pré-programadas podendo ser usadas para sistemas de alertam acionamento de ventiladores, etc.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos desse componente.

 


 

 

O invólucro é o LLP-14, conforme pinagem mostrada na figura 2.

 


 

 

Na figura 3 temos um gráfico em que o desempenho desse circuito sensor é mostrado, para uma tensão de alimentação de 3,3 V. Nele temos a corrente consumida em função do tempo de conversão.

 


 

 

Um circuito de aplicação típico é mostrado na figura 4.

 


 

 

Nesse circuito temos uma aplicação típica em que o LM95214 monitora quatro função de um computador, usando como sensores transistores bipolares comuns conectados como diodos.