Novo produto da Freescale monitora a pressão dos pneus possibilitando ao motorista ter um controle desse parâmetro de vital importância para a segurança e maior rendimento do motor, com economia de combustível. (2007)

A Freescale (www.freescale.com) está apresentando um sistema de monitoramento de pressão de pneus que contém um sensor capacitivo incorporado com um consumo de energia extremamente baixo, além de outros recursos que fazem desse produto ideal para atender ás normas mundiais de segurança automotiva.

 


 

 

Datasheet do MPXY3000

 

O novo sistema sensor, MPXY3000, consiste num sensor capacitivo de pressão com a solução completa integrada incluindo um microcontrolador de 8 bits, um acelerômetro de dois eixos e um sistema de rádio-freqüência.

O dispositivo visa monitorar de modo constante a pressão dos pneus, garantindo que eles estejam sempre apropriadamente cheios tanto para maior durabilidade como para maior estabilidade e segurança do veículo. Além disso, a pressão correta do pneu é fundamental para se obter maior rendimento do motor, com menor consumo de combustível.

Segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) mais de 23 000 acidentes e mais de 500 mortes por ano nos Estados Unidos envolvem pneus murchos e estouros devido à pressão incorreta (cheios demais ou murchos).

Para evitar esse problema, os novos regulamentos da NHTSA, a serem adotados em 2008 exigem que veículos com mais de 5 toneladas incluam tecnologia TPMS (Tire Pressure Monitoring System - Sistema de Monitoramento de Pressão). As mesmas exigências deverão também ser adotadas na Europa e Ásia.

 

A Solução da Freescale

Anunciada em setembro de 2007, o MPXY8300 da Freescale consiste num sistema sensor para medida de pressão dos pneus usando o monitoramento total de cada roda.

Além disso, a solução integra ainda um acelerômetro que detecta o movimento da roda de modo que o circuito pode ser programado para enviar os sinais apenas quando elas atingirem uma certa velocidade.

O sistema incorpora sensores de pressão e temperatura de modo a fornecer informações conjuntas para efeitos de compensação dos cálculos. Além disso, existe um microcontrolador de 8 bits com 512 bits de RAM e 16 kB de memória flash, um acelerômetro de dois eixos e um transmissor de RF. Uma entrada de comandos existe para receber pedidos de diagnósticos.

Destacamos ainda a tecnologia de muito baixo consumo que permite que a bateria usada no sistema tenha uma durabilidade maior do que 10 anos, uma exigência dos padrões em vigor.

O novo sistema está disponível com duas faixas de pressão conforme a aplicação. Assim, para os carros de passageiros, a faixa de pressão vai de 100 a 800 kPa e para os caminhões ou veículos de transporte pesado vai de 100 a 1500 kPa.

O transmissor opera nas freqüências de 315 ou 434 MHz e a modulação é variável com opção para diversos esquemas de modulação. Também destacamos a presença de recursos para a medida da tensão de alimentação, shut-down em caso de sobre-temperatura e filtro integrado para proteção da mídia no caso de operação do veículo em ambientes ruidosos.