NOSSAS REDES SOCIAIS -

Proteção contra sobrecorrente e sobretensao com o bq24314 ou bq24316 (COM226 )

Um par de componentes novos da Texas instruments (www.ti.com) lançados em setembro de 2007, os bq24314/316 permitem a inclusão de proteção total contra sobrecorrente e sobretensões em diversos tipos de equipamentos, dentre eles, telefones móveis, Pdas, MP3 players, fones sem fio Bluetooth, etc.

Esses componentes, conforme mostra a figura 1, podem ser obtidos em invólucros de 8 pinos SON e em invólucros de 12 pinos SON.

 


 

 

 Nesse artigo descrevemos uma aplicação prática, um projeto de referência, fornecido pela própria Texas Instruments, tomando como base eses componentes, normalmente intercalado entre o adaptador AC e o circuito carregador de bateria do sistema, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

 As principais características desses componentes são:

* Tensão máxima de entrada de 30 V

* Corrente de entrada máxima: 1,5 A

* Possui shutdown térmico

* Possui entrada de habilitação

* Possui indicação de status - indicação de falha

* A sobrecorrente é programada pelo usuário

* Resposta rápida: < 1 us

 

Esse circuito integrado é especialmente indicado para a proteção de baterias Li-ion no caso de ocorrer falha no circuito de carga. O CI monitora continuamente a tensão de entrada e a corrente de entrada além da tensão na bateria.

No caso de condição anormal, o circuito imediatamente corta a alimentação do circuito de carga, através de uma chave interna. No caso de sobrecorrente, ele limita a corrente a um valor amigável e se o problema persistir ele desliga o circuito depois de um certo tempo.

Na figura 3 temos o diagrama de blocos internos dos circuitos integrados usados..

 


 

 

A diferença entre os dois componentes citados está na tensão de limiar de disparo que é de 5,85 V para o bq24314 e 6,80 V para o bq24316.

O projeto de referência dado pela Texas Instruments, empregando esses componentes é então mostrado na figura 4.

 


 

 

 Esse circuito tem uma sobretensão de 6,8 V, uma corrente máxima de 1000 mA e os números dos terminais indicados na figura são para o invólucro 2 x 2DSG.

Veja que toda a operação do circuito pode ser controlada por um processador para o qual ele também fornece indicações no caso de falhas de funcionamento.

Nesse circuito, o dispositivo permanece no modo power down se a tensão de entrada estiver abaixo de um valor programado. Para isso o FET entre os pinos IN e OUT permanece cortado.

Se a tensão no pino IN superar o limiar do UVLO, o circuito é ressetado. Todos os contadores e outros blocos internos do circuito serão ressetados nessa condição.

A operação do dispositivo é contínua e existem quatro estados monitorados para indicação de falhas:

 

* Sobretensão de entrada

* Sobrecorrente de entrada

* Sobretensão de bateria

* Sobretemperatura do CI

 

A entrada de habilitação (ENABLE) permite habilitar e desabilitar o dispositivo. Por esse pino pode-se ligar ou desligar o FET interno, entre os pinos IN e OUT desde que nenhuma condição de falha tenha sido detectada.

 

Datasheet do bq24314

Datasheet do bq24316

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Trabalho
O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade. (Le travail éloigne de nous troix grands maux: lennut, le vice ET le besoin."
Voltaire (1694 - 1778) - Cândido - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)