(2008) A Altera (www.altera.com) em seu Application Note 488 descreve o modo de se utilizar os CPLDs da linha MAX II em controladores de motores de passo.

A utilização cada vez maior desses motores em aplicativos que envolvem mecatrônica exige soluções inteligentes para o seu controle e nesse documento a Altera mostra como isso é possível. Nesse artigo procuramos resumir o conteúdo do Application Note que pode ser acessado no site da empresa em formato PDF.

Evidentemente para descrever a aplicação não precisaremos voltar à teoria do funcionamento dos motores de passo. Os leitores interessados devem procurar literatura apropriada sobre o assunto.

Apenas lembramos que o movimento dos motores de passo é determinado por uma seqüência de pulsos que são aplicados às suas bobinas, conforme o tipo. Assim, um controlador de motor de passo nada mais é do que um gerador dessa seqüência de impulsos.

Assim, o controlador de motor implementado e descrito nesse documento, usa um dispositivo MAX II para controlar a operação de um motor de passo unipolar de imã permanente.

O projeto utiliza poucos circuitos comutadores e a altera oferece uma placa de demonstração (demo board) que pode ser usada para avaliar o desempenho do circuito e assim facilitar a implementação de um projeto.

O projeto descrito apresenta as seguintes vantagens:

* Possui dois tipos de controle para partida e para do motor, além disso seleção da rotação no sentido direto ou inverso. Os controles podem ser manuais ou automáticos.

* Possui dois modos de operação, modo contínuo e modo por passo.

* Elimina a necessidade de um clock externo, já que os dispositivos MAX II possuem um clock interno que pode ser usado nesse projeto.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos desse controle. O circuito para o driver é alimentado por uma fonte DC, dada a exigência de correntes elevadas dos enrolamentos do motor.

De acordo com a lógica do controlador, as portas conectadas ao CPLD excitam os enrolamentos do motor, e assim colocando-o em movimento. O controlador incorpora lógica para meio passo.

 


 

 

 

As entradas do controlador têm as seguintes funções:

 

RESET - Entrada - Resseta a posição do motor para uma posição inicial de referência.

MODE - Entrada - Escolhe entre o modo contínuo (motor normal0 e modo de passo (passo a passo)

DIR - Entrada - inverte o sentido de rotação do motor

MOVE - Entrada - Exigida no modo passo para que o motor gire e meio passo (45º).

PHASEOUT (3:0) - Saída - saída de 4 bits do CPLD que é aplicada ao circuito driver com MOSFETs.

 

Os passos da rotação são controlados, excitando as bobinas por uma seqüência de impulsos. Para um motor de 4 pólos, a seqüência para que ele rode é:

1000, 1100, 0100, 0110, 0010, 0011, 0001, 1001, 1000...

Se o sistema de redução do motor usar uma engrenagem de 200 dentes, por exemplo, a cada passo teremos 0,9º de movimentação.

A implementação do projeto pode ser feita com uma CPLD EPm240 ou qualquer outra da família MAX II. O motor operará a partir de informações que sejam aplicadas às suas entradas.

A Altera fornece a placa de demonstração MDN-B2 para avaliação desse projeto, e o código utilizado pode ser obtido juntamente com a placa ou baixado do site da empresa na Internet. Nessa placa, para efeito de ilustrar o funcionamento, em lugar de motor de passo, são usados LEDs. O acendimento desses LEDs permite visualizar a seqüência de acendimento dos enrolamentos de um motor.