(2008) O circuito integrado MAX2640 da maxim (www.maxim-ic.com) pode ser usado como um amplificador de baixo ruído (LNA) em aplicações automotivas para a freqüência de 315 MHz.

Se bem que sua aplicação original seja na faixa acima de 400 MHz, com o esquema sugerido pela Maxim, é possível obter um bom ganho na faixa de 315 MHz, usada nas aplicações em fio automotivas.

O circuito apresentado proporciona um ganho de 16 dB e uma figura de ruído de 1,3 dB em 315 MHz, consumindo apenas 3,5 mA de corrente a partir de uma fonte simples de 2,7 V a 5 V.

Na prática, o circuito integrado é usada em celulares, PCSs, GPS, e outras aplicações até na banda de 2,4 GHz. O invólucro desse componente é SOT-23, e sua baixa tensão de alimentação o torna ideal para aplicações móveis alimentadas por bateria.

Nessa aplicação a alimentação pode ser feita com tensões de 2,7 V a 5 v e as características de desempenho do projeto podem ser obtidas no documento original, disponível no formato PDF no site da Maxim, inclusive com sugestão de placa de circuito impresso. O documento é o AN 2241.

Na figura 1 temos então o circuito completo do amplificador sugerido pela Maxim.

 


 

 

Datasheet do MAX2640