O circuito integrado LM20145 da National Semiconductor (www.national.com) consiste num regulador buck de freqüência ajustável para correntes até 5 A. O circuito pode operar com qualquer tipo de capacitor na saída, havendo para isso uma compensação externa que o mantém estável. (2008)

O dispositivo é otimizado pare operar com uma faixa de tensões de entrada de 2,95 V a 5,5 v o que o torna ideal para uma ampla gama de aplicações. Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação.

 


 

 

O circuito possui uma proteção interna contra sobretensão (OVP) e uma proteção contra sobrecorrente (OCP). Um pino de habilitação de precisão e um UVLO possibilitam um amplo controle externo do dispositivo.

A corrente intensa que circula quando o dispositivo0 é ligado pode ser limitada tanto internamente por um circuito apropriado como por um circuito ajustável externo.

A freqüência do dispositivo pode ser ajustada entre 250 kHz e 750 kHz através de um resistor externo (RT). O LM20145 é fornecido em invólucro TSSOP conforme mostra a figura 2.

 


 

 

 

Para o desenvolvimento de projetos com este componente a National disponibiliza uma placa de demonstração. Essa placa permite avaliar uma solução para 5 V de tensão de entrada e uma saída de 2,5 V.

 

Destaques da Placa de Demonstração:

* Otimizada para conversão de 2,5 V para 5 V

* Saída de 5 A com 89% de eficiência

* Precisão de tensão de saída de 1,5%

* Freqüência de comutação de 500 kHz

* Soft-start fixada por capacitor externo

* OV e OCP integrados

* Faixa de tensões de entrada de 2,95 V a 5,5 V

 

Datasheet do LM20145