O circuito integrado LM3553 da National Semiconductor (www.national.com) consiste num flasher de LEDs com capacidade de excitar dois LEDs com correntes até 1,2 A. O dispositivo, fornecido em invólucro SDF12A, conforme mostra a figura 1 também é compatível com interface I2C.

 


 

 

O dispositivo opera num modo fixo de freqüência e corrente, como um conversor DC/DC elevador de tensão. Na saída o dispositivo possui duas saídas que drenam corrente da carga formada pelos LEDs. Um ou mais LEDs pulsantes de alta corrente, podem ser excitados em série ou tanto num modo de alta corrente como de baixa corrente. Um modo de tensão fixa de saída também está disponível.

O LM3553 pode ser programado com 128 níveis diferentes de corrente e contém ainda um timer de 16 bits de programação da duração do pulso. A freqüência de comutação de 1,2 MHz permite o uso de capacitores pequenos. Também destacamos o pino TX que força o circuito a um modo lanterna durante um evento de flash de modo a permitir a sincronização entre o amplificador e os modos Flash/Torch.

 

Dentre as aplicações sugeridas para este componente temos:

* Flash de câmeras em telefones celulares

* Flashes de aplicações diversas

* Acionamento de LEDs de iluminação de painéis de fundo

 

Na figura 2 temos o diagrama de blocos do componente.

 


 

 

Dentre as principais características deste componente, destacamos as seguintes:

* Corrente programável até 1,2 A em 128 passos

* 90% de eficiência de pico

* Excita 2 LEDs em série com 1,2 A a partir de 5 V

* Excita 2 LEDs em série com 600 mA a partir de 3 V

* Proteção contra sobretensão ajustável

* Quatro modos de operação: lanterna, flash, indicador e modo de tensão (4,96 V)

* O LED é desligado no shut-down

 

Na figura 3 temos um primeiro circuito de aplicação.

 


 

 

Este circuito, para alimentação com 3.3 V fornece uma corrente de 600 mA aos LEDs, Na figura 4 temos a curva de programação para os 128 passos de ajuste possíveis.

 


 

 

Na figura 5 temos um circuito para excitação de 1 LED apenas no modo de tensão com uma corrente de 700 mA.

 


 

 

Temos finalmente, na figura 6 um circuito que opera no modo de tensão, com saída de 4,95 V, fornecendo uma corrente de 700 mA.

 


 

 

Mais informações sobre o uso deste componente o leitor pode baixa no próprio datasheet em formato PDF a partir do site da National Semiconductor. Uma placa de desenvolvimento também está disponível no mesmo site.

 

Datasheet do LM3553