A Linear Technology (www.linear.com) lançou o circuito integrado LT3587, um inversor mais dois circuitos boost, para +/- 32 V com 1 MHz de chaveamento, destinados a aplicações em conversores DC/DC. O seu boost interno de 800 mA e o inversor de 900 mA podem fornecer até 50 mA em 15 V e 100 mA com 8V a partir de uma célula Li-Ion. Estas tensões servem para polarizar CCDs da última geração e displays LCD.

Além disso, seu segundo canal boost de 400 mA gera tanto uma corrente constante para uma seqüência até 6 LEDs brancos de 20 mA para iluminação posterior de LCDs ou uma tensão constante para polarizar displays OLED. Na figura 1 um circuito de aplicação típica.

 

Circuito típico de aplicação.
Circuito típico de aplicação.

 

 

Sua faixa de tensões de entrada vai de 2,5 V a 6 V o que possibilita sua alimentação com uma bateria Li-Ion ou ainda células alcalinas /NMH. A freqüência de chaveamento de 1 MHz permite que ele use pequenos capacitores e indutores, gerando baixo ruído nas saídas, o que torna simples a filtragem. As tensões de saída podem ser fixadas com apenas um resistor por canal, o que reduz a quantidade de componentes externos. O involucro é QFN de 3 x 3 mm.

 

Destaques:

* Ideal para CCD, LCD, OLED e LED.

* Produçao fácil de 15 V x 50 mA ou 8 V x 100 mA e 20 V x 30 mA de uma célula Li-Ion

* Faixa de tensões de entrada de 2,5 a 6 V

* Faixa de tensões de saída até 32 V

* Proteção contra sobrecarga

* Soft start

* Invólucro de 20 pinos QFN de 3 x 3 mm

 

Datasheet do LT3587