A Texas Instruments (www.ti.com) está lançando (2007) novos componentes que, utilizados com equipamentos portáteis como telefones inteligentes e outros equipamentos pode prever quanto resta de carga numa bateria com 99% de precisão. Com isso pode-se ter maior segurança na utilização de tais equipamentos, principalmente protegendo os dados que eles eventualmente possam estar manuseando.

Os novos dispositivos utilizam a tecnologia denominada System-Side Impedance Track que possibilita que aplicações alimentadas por uma única célula de Li-Ion tenham muito melhor desempenho em termos de gerenciamento de sua energia. Os bq27500 e bq27501 são fornecidos em invólucros SON de 2,5 x 4,0 mm de 12 pinos, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

A diferença dos dois componentes está no fato de que o bq27500 usa terminais Pack+ e Pack- além de terminais T, enquanto o bq27501 inclui um terminal para resistor de identificação do pack.

Na figura 2 temos um exemplo típico de aplicação. Os novos dispositivos podem ser usados também em PDAs, câmeras de vídeo, MP3 e Players de Multimídia, além de outras aplicações alimentadas por baterias.

 

Figura 2
Figura 2

 

Os dispositivos consistem em um periférico á base de microcontrolador cuja finalidade é medir a carga de células Li-Ion. O dispositivos precisa de pouco firmware, á que usa a tecnologia patenteada denominada impedance Trak, que consiste num algoritmo que gera informações como a capacidade remanescente da bateria, tempo para esgotar em minutos e a tensão em mV, além da temperatura.

O que ocorre é que na maioria equipamentos comuns, o estado da bateria é avaliado simplesmente pela sua tensão, o que é feito por métodos simples que não levam em conta a temperatura, a idade da célula e a velocidade de descarga. Isso não ocorre com a tecnologia da Texas Instruments usada nestes componentes.

Esses modelos possuem um erro inerente que é difícil de minimizar, o que tem por conseqüência uma dificuldade na obtenção de resultados precisos.

Os novos componentes da Texas Instruments medem todos os efeitos possíveis na taxa de descarga da bateria o que leva a possibilidade de se fazer uma previsão com 1% de precisão. O CI tem ainda a capacidade de se ajustar ao envelhecimento da bateria, mudando os parâmetros do algoritmo usado nos cálculos de modo a manter a precisão dos resultados.

O estado da carga e a capacidade máxima são calculados a partir de medidas tanto de tensão como de impedância, eliminando-se assim a necessidade de se obter dados dos ciclos de carga e descarga.

O datasheet desse componente está disponível no formato PDF no próprio site da Texas Instruments.

 

Datasheet do bq7500