ADC121S705 - Conversor A/D de 12 bits x 500 kSPS (COM184)

O circuito integrado ADC121S705 da National Semiconductor (www.national.com) consiste num conversor analógico-para-digital de 12 bits, 500 kSPS a 1 MSPS, com entrada diferencial e de baixo consumo.

Esse componente é recomendado para aplicações em instrumentação e sistema de controle, além de controles de motores, interfaceamento direto de sensores, navegação automotiva, sistemas portáteis e equipamentos médicos.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos desse conversor.

 

Figura 1
Figura 1

 

A entrada diferencial completa tem uma alta impedância e uma referência interna que podem ser variada entre 1 V e Va, o que dá uma resolução entre 244 uV e Va, dividida por 4096.

O saída de dados é serial com 2 complementares e é compatível com diversos padrões como SPI, QSPI, MICROWIRE e muitas outras interfaces comuns em DSPs.

O tamanho reduzido do componente, em invólucro de 8 pinos o torna compatível com a conexão direta a sensores e transdutores ou ainda aquisição remota de dados. Na figura 2 temos a curva de comportamento desse componente.

 

Figura 2
Figura 2

 

As taxas de clock podem ficar entre 8 e 16 MHz e a alimentação é feita com fonte simples de 5 V. Operando em 1 MSPS consumo típico é de 2,3 mA.

Na figura 3 temos um circuito típico de aplicação para esse componente.

 

Figura 3
Figura 3

 

Na condição de power-Down o consumo é de 1,5 µW e na condição ativa com 1 MSPS é de 11,5 mW.

Artigos Relacionados


Caixa
Funcionário que era de nossa absoluta confiança.
Millôr Fernandes Literatura Comentada - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)