Na medida de velocidade ou deslocamento de peças rotativas, o encoder óptico é o componente mais utilizado nas aplicações práticas. A Avago Technologies (www.avagotech.com) está apresentando o primeiro encoder óptico refletivo com saída analógica.

O novo componente, designado por AEDR-8320 consiste num encoder óptico de alta resolução para montagem em superfície (SMT), capaz de fornecer informações precisas sobre posicionamento e direção de peças móveis.

Trata-se de componente ideal para aplicações industriais e de automação de escritórios onde existem problemas de espaço.

O AEDR-8320 mede apenas 6,5 x 4,2 mm e tem 1,69 mm de altura, podendo operar numa ampla gama de temperaturas.

A saída do AEDR-8320 consiste em dois canais analógicos que proporcionam uma resolução de 180 linhas por polegada (LPI) tanto para movimentos rotativos como lineares. Através de interpolação é possível obter resoluções ainda maiores.

Com isso é possível chegar a resoluções de 2,2 m a 10 um para movimentos lineares e de 4096 pontos de contagem por volta (CPR) a 7840 CPR para sensoriamento rotativo.

O encoder ainda incorpora o LED que serve de fonte de luz e um CI foto-detector em invólucro único. O seu circuito de saída permite sua conexão direta com a maioria dos circuitos processadores de sinais.

A alimentação é feita com tensão de 5 V e a máxima freqüência de contagem é de 20 kHz. Na figura 1 temos o diagrama de blocos e o modo de operação desse encoder.

 

Figura 1
Figura 1

 

Dentre as aplicações possíveis para esse encoder a Avago sugere:

* Impressoras

* Copiadoras

* Gravadores de CDs e DVDs

* Leitores de cartões

 

Na figura 2 temos o modo de se usar esse encoder com uma peça rotativa.

 

Figura 2
Figura 2

 

Para usá-lo no sensoriamento e medida de um movimento linear, temos o posicionamento mostrado na figura 3.

 

Figura 3
Figura 3