A Dallas Semicondictor, uma divisão da Maxim (www.maxim-ic.com) tem na sua linha de dispositivos semicondutores o DS1821 que consiste num circuito integrado de um termostato/termômetro digital programável.

O dispositivo é fornecido em invólucro PR35 de 3 pinos ou de 8 pinos, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Como termostato ele pode operar com três pontos de disparo programáveis. Como termômetro, ele fornece uma indicação de temperatura de 8 bits através de uma interface de fio único 1-Wire.

Os pontos de transição do termostato são armazenados numa memória não volátil, assim os DS1821 podem ser programados antes de serem colocados nos circuitos. A faixa de temperatura desse dispositivo vai de -55º C a +125º C com uma precisão de +/- 1º C na gama de 0o C a 85º C.

A saída de temperatura é feita por um transistor com dreno aberto que também serve de saída para o termostato. Na figura 2 temos o diagrama de blocos desse componente.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Quando o dispositivo é configurado como termostato, as conversões de temperatura ocorrem imediatamente ao momento que a alimentação é estabelecida. Nesse modo, o pino DQ se torna ativo quando a temperatura do DS1821 excede o limite programado no registro Th, e permanece ativa até que a temperatura caia abaixo do limite programado Th, armazenado no registro.

Na figura 3 temos a curva de ação do dispositivo nessa modalidade de operação, ficando clara suas características de histerese.

 

Figura 3
Figura 3