A National Semiconductor Corporation (www.national.com) lançou em setembro três novos amplificadores diferenciais de alta velocidade, com baixo consumo que são indicados para aplicações em instrumentação, comunicação, testes, defesa e aeroespacial. Esses amplificadores fazem parte da linha PowerWise que possuem uma eficiência de energia aumentada, obtendo-se assim uma relação performance x consumo maior.

O componente que escolhemos como amostra dessa linha foi o LMH6652, para 1,5 GHz com feedback de corrente. Trata-se de um amplificador diferencial de alto ganho, sem comprometimento da faixa passante, distorção harmônica ou ruído de saída.

O LMH6652 pelas suas características de velocidade e fidelidade é especialmente indicado para a excitação de sistemas de aquisição de dados de 8 a 14 bits. O LMH6652 é fornecido em invólucro de 8 pinos LLP com a pinagem mostrada na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 temos o diagrama equivalente interno desse componente.

 

Figura 2
Figura 2

 

Esse componente permite ganhos maiores do que um, fixados por resistores externos, sem sacrificar a faixa passante, distorção e nível de ruído de saída.

Na figura 3 temos um circuito típico de aplicação em que o LMH6552 excita um ADC.

 

Figura 3
Figura 3

 

A curva de resposta típica desse componente para freqüências é mostrada na figura 4.

 

Figura 4
Figura 4

 

Outra aplicação importante é mostrada na figura 5, onde o LMH6552 excita um par trançado.

 

Figura 5
Figura 5

 


Outros destaques:

* 1,5 GHz a -3 dB de faixa passante estreita com ganho 1

* 1,25 GHz a -3 dB de faixa passante larga com com ganho 1

* Faixa passante de 800 MHz com ganho 4

* -74 dB tHD em 70 MHz

* Operação de 5 a 12 V

 

Dentre as aplicações sugeridas para esse componente temos os drivers diferenciais de ADCs, video em par trançado, driver de linha diferencial, amplificador de FI e RF, sinais diferenciais de alta velocidade, etc.