Dentro de nossa série de componentes para monitores de vídeo focalizamos neste artigo o LM2202 da National Semiconductor que consiste num amplificador de vídeo de alta frequência. Os técnicos devem guardar esta informação como referência para reparos nos equipamentos que utilizem este circuito integrado.

O circuito integrado LM2202 da National Semiconductor consiste num sistema amplificador de vídeo para ser usado em monitores coloridos ou monocromáticos. Este componente tem o circuito equivalente mostrado na figura 1 e substitui o LM1202.

 

Figura 1
Figura 1

 

Internamente este componente contém um comparador "clamp" com entrada diferencial disparada para controle de brilho e um atenuador controlado por DC para controle de contraste. O controle DC para o atenuador de contraste tem pinagem separada de modo a se obter muito mais precisão no controle em que o componente é usado em monitores RGB.

Todos os controles possuem uma impedância de entrada alta e operam com uma faixa de sinais de 0 a 4 V para maior facilidade no interfaceamento com o barramento de sistemas de ajustes. O Lm2202 opera com uma tensão nominal de 12 V, mas pode ser também alimentado com tensões menores de até 8 V em aplicações que exijam menor dissipação.

 

Características Básicas:

* Comparador externamente disparado para controle de brilho

* Entradas de alta impedância para sinais de 0 a 4 V e controle DC de contraste

* Facilidade de ligar em paralelo 3 unidades, para se obter excelente desempenho em sistemas RGB

* Excursão do sinal de saída de até 9 V

* A saída deste circuito excita diretamente amplificadores de vídeo híbridos ou com componentes discretos.

* Recomendado [para chaves de vídeo, amplificadores de vídeo com AGC e monitores de alta resolução.

Na figura abaixo um circuito de aplicação.

 

Figura 2 - Amplificador de vídeo com o Lm<sup>2</sup>202.
Figura 2 - Amplificador de vídeo com o LM2202.