Este artigo é de 2007. Verifique se existem soluções equivalentes mais modernas da mesma empresa.

A Micrel (www.micrel.com) anunciou um novo regulador boost especialmente projetado para acionamento de LEDs na iluminação de fundo de equipamentos de consumo que usam Single Wire Interface (Interface com fio único).

O novo componente, que recebeu a designação MIC3289 consiste num driver PWM que opera em 1,2 MHz, possuindo como destaques um diodo Schottky interno e interface por fio único para controle de brilho. O invólucro é TSOT-23-6 que ocupa uma área de apenas 2 x 2 mm.

O MIC3289 pode operar com tensões de entrada de 2,5 V a 6,5 V suportando fontes populares de energia como baterias Li-ion, células alcalinas, adaptadores de 5 V AC e porta uSB.

Na figura 1 temos o circuito típico de aplicação desse componente.

 

Figura 1
Figura 1

 

Conforme podemos ver pelo diagrama de aplicação, o MIC3289 exige poucos componentes externos para fornecer uma solução completa. A integração do diodo Schottky e o invólucro pequeno permitem uma redução em até 50% do tamanho, quando comparado com os concorrentes.

O dispositivo também é protegido com um circuito OVP e disponível em versões com proteção contra sobre-tensões de 16 V e 24 V. O dispositivo alimenta até seis LEDs de 20 mA cada um.

 

Os principais destaques desse circuito integrado são:

* Tensões de entrada de 2,5 a 6,5 V

* Saída até 24 V

* Proteção contra sobre-tensão

* Aceita até 16 níveis de brilho e controle de shutdown

* Operação PWM em 1,2 MHz

* Diodo Schottky interno

* Corrente comutada até 500 mA

* Proteção contra sobretemperatura

* UVLO