O amplificador para instrumentação programável digitalmente AD8253 da Analog Devices (www.analog.com) tem ganho de 0,1 a 10 000 vezes e é fornecido em invólucro de 10 pinos MOSP com a disposição de terminais mostrada na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Esse componente é especialmente projetado para sistemas de aquisição de dados, teste automático de equipamento e instrumentação biomédica, onde as principais exigências são a alta velocidade, precisão de medida com um condicionamento robusto de sinal numa ampla faixa de tensões.

O AD8553, amplificador para instrumentação programável atende todas essas exigências apresentando ainda baixo ruído, CMMR de120 dB para um ganho 100, e saída rail-to-rail.

A faixa de ganhos permite que ele opere com sinais fracos, como os obtidos de sensores, o que o torna indicado para aplicações com sensores de pressão, controle de laser, pares termoelétricos, etc.

O AD8253 é programável digitalmente com ganhos de 1, 10, 100 e 1000, possibilitando aos usuários ajustar o ganho mesmo depois que eles estejam colocados num sistema.

As tensões de operação vão de 1,8 V a 5 V com shutdown.