O Site do Hardware Livre - OSHW

LTC3534 - Conversor Buck-Boost de 7 V x 500 mA (COM031)

A Linear technology (www.linear.com) destaca o LTC3534, um conversor buck-boost síncrono que pode fornecer até 500 mA de corrente de saída, com tensões acima ou abaixo de 7 V, usando um único indutor. A topologia do dispositivo proporciona uma transferência contínua através de todos os modos de operação, o que o torna ideal para aplicações com 3 ou 4 células alcalinas, NiCad, NiMH ou lítio, que devem manter a tensão de saída constante, mesmo quando a tensão da bateria cai abaixo da tensão de saída. Uma aplicação típica é com células alcalinas com uma faixa de tensões de 3,6 a 6,4 V, fornecendo tensões de saída de 5 V. Na maioria dos casos, o conversor DC/DC Buck-Boost pode acrescentar até 25% a mais de tempo de duração para a bateria quando comparado a uma solução tradicional SEPIC. A frequência constante de comutação do LTC3534 de 1 MHz, assegura a produção de baixo nível de ruído ao mesmo tempo que minimiza o tamanho dos componentes externos. A combinação de componentes externos pequenos e de um invólucro DFN (ou SSOP-16) de 3 mm x 5 mm proporciona uma solução que ocupa muito pouco espaço de montagem.

O LTC3534 inclui dois MOSFETs de canal N e dois MOSFETs de canal P (215 mOhm/275 mOhm e 260 mOhm respectivamente) para fornecer eficiências até 94%. A operação no modo Burst exige apenas 25 uA de corrente quiescente enquanto que a corrente no modo shutdown é menor do que 1 uA, ajudando a estender a durabilidade da bateria. Se a aplicação for sensível a ruídos, o PWM pode também ser configurado para fornecer uma operação contínua forçada de modo a reduzir ruído e interferência de RF. Outros recursos incluem soft-start, limitação de corrente, shutdown térmico e desconexão da saída.

Na figura 1, um circuito de aplicação para este componente.

 

Circuito para 4 pilhas alcalinas ou NiMH.
Circuito para 4 pilhas alcalinas ou NiMH.

 

Na figura 2 um circuito para USB fornecendo 5 V com até 500 mA.

 

Conversor USB para 5 V.
Conversor USB para 5 V.

 

Mais informações e aplicações podem ser encontrados no data sheet do componente.

 

Destaques:

* Entrada de 2,4 a 7 V e saída de 1,8 a 7 V

* Saída de 500 mA x 5 V com 4 células AA

* Um único indutor

* Retificação sincronizada com até 94% de eficiência

* Frequência de comutação de 1 MHz

* 1 uA de corrente de shutdown

* Operação no modo burst com 25 uA de corrente quiescente.

 

Distribuidor Linear Recomendado:

Hitech Eletrônica

Para entrar em contato direto com o representante deste componente clique aqui

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Citação
Uma citação administrada em tempo acalma o erudito mais furioso.
Nelson Geraldo O Caminho de Gilgamesh - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)