O Site do Hardware Livre - OSHW

L6234 - Driver para Motor Trifásico (MEC102)

Na sua linha de semicondutores de potência a STMicroelectronics (www.st.com) destaca o L6234, um driver para motor trifásico que pode operar com tensões de alimentação até 52 V e que fornece uma corrente de saída até 5 A.

Trata-se de dispositivo que pode ser empregado numa ampla variedade de dispositivos mecatrônicos onde o controle de um motor trifásico se faz necessário. O L6234 é fabricado com tecnologia Multipower BCD60II que permite a combinação de transistores isolados DMOS com transistores CMOS e também bipolar no mesmo chip. Este componente é fornecido em invólucro DIP20 com um diagrama funcional como o mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Observe que a estrutura DMOS do dispositivo já permite a formação intrínseca de diodos de proteção em paralelo com os transistores de potência, assim, diferentemente do que ocorre com as configurações bipolares equivalentes, diodos externos não são necessários. Além disso, a estrutura DMOS permite obter uma corrente quiescente muito baixam da ordem de 6,5 mA, com 42 V, independentemente da carga.

 

O dispositivo:

Conforme podemos ver pelo diagrama de blocos o L6234 é composto de três canais sendo cada canal composto de uma meia ponte com duas chaves DMOS e diodos intrínsecos de proteção. Cada canal inclui dois comparadores compatíveis com TTL/CMOS e microprocessadores, e um bloco lógico de interface com os drivers de entrada.

O dispositivo inclui ainda uma referência interna de 1,22 V, uma referência de 10 V para alimentar o circuito interno do dispositivo, e uma bomba de cargas central para alimentar o DMOS superior. Proteção térmica e função de histerese que desliga o dispositivo quando a temperatura excede 100º C também são incluídos.

Em seu Application Note AN1088 a ST Microelectronics sugere diversas aplicações para este circuito integrado. A primeira é mostrada na figura 2 consistindo num controle de corrente de freqüência constante. Observe que neste circuito existe um controle lógico externo que determina todo o funcionamento do motor.

Deve-se destacar neste tipo de aplicação que a baixa Rds(on) dos FETs de potência faz com que, mesmo controlando correntes elevadas,a dissipação seja mínima.

 

Figura 2
Figura 2

 

Outra aplicação para o circuito integrado L6234 é mostrada na figura 3, consistindo num controle completo de três fases com recursos de variação de velocidade e torque, que podem ser controlados externamente. Esta configuração se presta as aplicações onde se deseja ter um controle preciso do motor.

O loop de controle de velocidade é elaborado em torno de um sinal obtido por um sensor Hall. Esse sensor vai gerar sinais numa freqüência que é proporcional à velocidade de rotação do motor. Aplicando os pulsos a um monoestável, temos um sinal retangular com pulsos de duração constantes e separação que depende da rotação do motor, conforme mostra a mesma figura. Este sinal é então aplicado a um integrador de modo a se obter em sua saída uma tensão proporcional à velocidade. Esta tensão, aplicada a um comparador, gera um sinal de controle a partir da referência do L6234, o qual levado a um outro monoestável produz o sinal de controle para a velocidade do motor.

 


 

Neste circuito, os calores de Cf e R2 devem ser escolhidos para se obter uma saída livre de ripple no amplificador operacional, mesmo em baixas velocidades. Isso vai melhorar a resposta do sistema.

Os leitores interessados no desenvolvimento de projetos utilizando este circuito integrado podem baixar o AN1088 diretamente do site a ST Microelectronics e até contatar esta empresa no sentido de obter uma placa de desenvolvimento que facilitaria bastante a criação de novos produtos com o L6234.

 

Datasheet do L6234

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

País
Um país se faz com homens e livros.
Monteiro Lobato (1882 1948) - América - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)