Este artigo é de 2007. Verifique se existem soluções mais modernas para esta aplicação.

 

O circuito integrado FAN7710 da Fairchild (www.fairchild.com) consiste num sistema de controle para lâmpadas fluorescentes compactas (lâmpadas eletrônicas), fornecendo uma potência de saída até 20 W, com uma tensão de até 310 V.

O FAN7710 incorpora um sistema de pré-aquecimento, controlada por um capacitor externo cujo valor é determinado pelo projetista, de modo a aumentar a vida útil da lâmpada..

O CI detecta a operação da chave depois do modo de ignição através de um circuito que controla uma chave de passagem por zero (ZVS). Esse esquema de controle possibilita ao FAN7710 detectar uma condição de lâmpada aberta, sem a necessidade de circuito externo, o que evita a sobrecarga dos MOSFETs.

O circuito também possui recursos que cancelam ruídos e também garantem uma operação robusta contra ruídos de alto dv/dt. O circuito integrado é fornecido em invólucro DIP de 8 pinos conforme mostra a figura 1.

Também destacamos a presença de um diodo zener interno para corte, um oscilador de alta precisão e um sistema de partida suave. A ponte de MOSFETs de potência se encontra integrada no dispositivo.

 

Pinagem do  FAN7710
Pinagem do FAN7710

 

Na figura 2 temos o diagrama de blocos desse circuito integrado.

 

Diagrama de blocos do FAN7710
Diagrama de blocos do FAN7710

 

Um circuito típico de aplicação, na forma simplificada, é mostrado na figura 3. Os valores dos componentes para essa aplicação podem ser obtidos na documentação da Fairchild.

 

Circuito de aplicação utilizando o FAN7710
Circuito de aplicação utilizando o FAN7710

 

 

Datasheet do FAN7710