LM5010 - LED DRIVER (COM150)

Este artigo é de 2008. Verifique a disponibilidade do componente antes de escolhê-lo para um novo projeto.

O circuito integrado LM5010 consiste num regulador de tensão chaveado do tipo step-down (abaixador), com uma capacidade de corrente de saída que chega aos 1 A. Sua freq6uência de chaveamento chega aos 1 MHz e o rendimento numa aplicação com 15 V, por exemplo, pode alcançar os 90%.

Além disso, ele possui shuit-down térmico e a saída pode ser ajustada em tensão dentro de uma ampla faixa de valores utilizando-se para essa finalidade um simples divisor resistivo.

Este componente é projetado para substituir LEDs por lâmpadas incandescentes de filamento duplo nos sistemas de freio/sinalização de lâmpadas traseiras para automóveis.

Numa aplicação prática quando o circuito é alimentado, a corrente nos LEDs de sinalização é fixada em 300 mA. Quando a entrada Brake é acionada, o circuito muda a alimentação dos lEDs para 900 mA. Uma aplicação completa com o circuito prático para esse componente pode ser baixa no site da National (www.national.com) bastando digitar o nome do componente no Search.

A tensão de entrada do circuito pode ficar entre 8 e 40 V o que torna esse circuito utilizável em carros comuns e caminhões, com baterias de 8 V a 16 V e outros veículos que façam uso de baterias duplas cuja tensão pode variar entre 16 V e 32 V.

O circuito também permite um controle de brilho dos LEDs através da entrada PWM, o que é uma opção interessante. Na figura 1 temos o circuito básico de aplicação do LM5010.

 

Circuito de aplicação do LM5010.
Circuito de aplicação do LM5010.

 

A gama de aplicações deste componente é ampla, citando-se a alimentação de LEDs em sistemas embarcados, sistemas de telecomunicações como regulador secundário, e em reguladores de uso geral de alta eficiência.

 

Principais destaques:

  • Faixa de tensões de entrada: 8 a 75 V
  • Corrente de vale (limite): 1,25 A
  • Freqüência de comutação: até 1 MHz
  • Chave buck de canal N integrada
  • Gerador de partida integrado
  • Não exige loop de compensação externa
  • Resposta ultra rápida a transientes
  • A freqüência de operação se mantém constante com variações da linha e da carga
  • Saída ajustável
  • Shutdown térmico

Na figura 2 temos um gráfico com as características desse componente.

 

Características do LM5010
Características do LM5010

 

Datasheet do LM5010


Experiência
A experiência é a mestra de todas as coisas.(Rerum omnium magister usus.)
Cesar (101 44 a.C.) A Guerra Civil, II - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)