Verifique a disponibilidade deste componente ou a existência de equivalentes mais recentes antes de escolhê-lo para um novo projeto.

O circuito integrado FPD87392AXA da National Semiconductor (www.national.com) consiste num controlador de 3,3 V para TFT-LCD com entradas LVDS duplas e saídas RSDS para aplicações em monitores TFT-LCD e Notebooks (SXGA/SXGA+/UXGA).

A arquitetura lógica desse componente é implementada utilizando um controlador de tempo padrão e default funcionamento baseado em um Embedded Gate Array.

O dispositivo é reconfigurável de acordo com as necessidades de uma aplicação específica, através do fornecimento da aplicação definida pelo usuário ou ainda por um código VHDL/Verilog fornecido pelo cliente.

O FPD87392AXA é um controlador de tempo que combina uma interface dupla de pixel LVDS com um driver de interface de coluna RSDS da National (Reduced Swing Differential Signaling) para resoluções SXGA, SXGA+ e UXGA.

O componente fica no painel TFT-LCD e proporcional a buferização dos dados além de controlar a geração do sinal. O percurso dos dados RSDS para o driver de coluna faz com que haja uma diminuição da EMI irradiada e reduz dinamicamente o consumo de energia do sistema.

O barramento dipolo de 12 pares diferenciais trabalha com dados de cor de até 24 bits para painéis SXGA/SXGA+/UXGA quando usando uma temporização VESA padrão de 60 Hz. Na figura 1 temos o diagrama de blocos do dispositivo.

 

Diagrama de blocos FPD87392AXA
Diagrama de blocos FPD87392AXA

 

Os principais destaques desse produto são:

* Faixa de freqüências de entrada de 30 MHz a 85 MHz

* Suporta resoluções SXGA (1280 x 1024), SXGA+ (1400 x 1050) e UXGA (1600 x 1200).

* Barramento RSDS para baixo consumo e redução de EMI

* Excita drivers de coluna RSDS com velocidades até 170 Mb/s com um clock de 85 MHz.

* Entrada dupla de pixel de 6 ou 8 bits LVDS

* Suporta o modo de inversão de 1 ou 2 linhas para saída RVS

* Função modo free run

* Função Fail-safe no modo DE

* Suporte Power-on-reset

* Opera com 2,7 V a 3,6 V

* Invólucro TQFP de 128 pinos

 

Na figura 2 um diagrama de aplicação.

 

Diagrama de aplicação
Diagrama de aplicação

 

Datasheet do FPD87392AXA