Este artigo é de 2008. Verifique se o componente ainda está disponível ou se existem soluções equivalentes mais modernas.

A Intersil (www.intersil.com) lançou o ISL8014, um conversor DC-DC sincronizado do tipo step-down (redutor) que pode fornecer correntes de saída de 4 A com entradas de 2,7 V a 5,5 V.

Esse componente utiliza uma arquitetura de controle de corrente que permite obter ciclos ativos muito pequenos em freqüências elevadas, com uma resposta rápida a transientes.

O ISL8014 integra um par de MOSFETs internos de canal P e N com baixa resistência no estado on, de modo a maximizar a eficiência e minimizar a quantidade de componentes externos.

A operação com ciclo ativo de 100% permite que uma queda de tensão de menos de 400 mV ocorra com uma saída de 4 A. A modulação PWM em 1 MHz, possibilita o uso de componentes externos e além disso ele conta com uma entrada SYNC para sincronismo externo o que possibilita a utilização de diversos dispositivos sincronizados em fase, com a conseqüente redução do ripple e freqüências de batimento.

O dispositivo conta ainda com proteção contra falhas e limitação de corrente, além de um monitor de sobretemperatura. O invólucro é o 4 x 4 QFN.

Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação desse componente.

 

 ISL8014
ISL8014