O Site do Hardware Livre - OSHW

FSQ211 - Chave de potência Green Mode (COM142)

Verifique a disponibilidade deste componente ou a existência de equivalentes mais modernos antes de escolhê-lo para um novo projeto.

Uma preocupação mundial em nossos dias é com o consumo racional de energia, havendo para essa finalidade diversas normas vigentes em muitos países. Essas normas exigem que os equipamentos tenham menor consumo, de modo a ter um impacto menor sobre o meio ambiente e ainda preservar as fontes ameaçadas de que dispomos.

Energy Saving, Energy Star e Green Mode, são algumas palavras que têm sido usadas para especificar diversos tipos de características de equipamentos que atendem aos requisitos de consumo mais baixo, racional e ainda de menor impacto ao meio ambiente.

Assim, no chamado Green Mode, modo verde, o dispositivo deve entrar num estado de stand-by, sempre que não for usado com um consumo muito baixo, especificado segundo as normas.

O produto que apresentamos nesse artigo consiste justamente numa chave de potência (FPS) que opera mo modo verde, podendo ser usada para controlar o consumo de adaptadores para telefones celulares, telefones móveis, eletrodomésticos, PCs, televisores e monitores de vídeo.

O dispositivo focalizado tem a denominação FSQ211 e consiste num modulador integrado PWM e um SenseFET, especificamente projetado para operar em fontes chaveadas (SMPS) off-line com um mínimo de componentes externos.

Na figura 1 temos uma aplicação típica desse dispositivo.

 

Aplicação do FSQ211
Aplicação do FSQ211

 

O dispositivo consiste num regulador chaveado de alta tensão que combina um SenseFET VDMOS com um bloco de controle PWM. As características do controlador PWM incluem m oscilador fixo, trava de proteção contra subtensão (UVLO), fontes de corrente de precisão pré-compensadas em temperatura para compensação de loop e circuito de proteção contra falhas.

 

São os seguintes os principais destaques desse componente:

* SenseFET interno do tipo Avalanche-Rugged

* Freqüência de operação fixa (67 kHz)

* Operação no modo burst

* Circuito interno de start-up

* Limitação de corrente pulso por pulso

* Proteção contra sobrecarga (OLP)

* Função de shutdown térmico interna (TSD)

* Modo auto-restart

* Partida suave incluída

 

A Fairchild possui diversos applications notes que servem para apoiar o projetista que deseja trabalhar com esse componente. Dentre elas destacamos a NA-4137, AN4141, AN4147, AN4134 e AN4138.

 

Datasheet do FSQ211

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Verdade
Platão é meu amigo, mas a verdade é mais minha amiga. (Amicus Plato, sed magis amica beritas.)
Atribuído a Aristóteles (384 - 322 a.C.) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)