Verifique a disponibilidade deste componente ou a existência de equivalentes mais modernos antes de escolhê-lo para um novo projeto.

Uma preocupação mundial em nossos dias é com o consumo racional de energia, havendo para essa finalidade diversas normas vigentes em muitos países. Essas normas exigem que os equipamentos tenham menor consumo, de modo a ter um impacto menor sobre o meio ambiente e ainda preservar as fontes ameaçadas de que dispomos.

Energy Saving, Energy Star e Green Mode, são algumas palavras que têm sido usadas para especificar diversos tipos de características de equipamentos que atendem aos requisitos de consumo mais baixo, racional e ainda de menor impacto ao meio ambiente.

Assim, no chamado Green Mode, modo verde, o dispositivo deve entrar num estado de stand-by, sempre que não for usado com um consumo muito baixo, especificado segundo as normas.

O produto que apresentamos nesse artigo consiste justamente numa chave de potência (FPS) que opera mo modo verde, podendo ser usada para controlar o consumo de adaptadores para telefones celulares, telefones móveis, eletrodomésticos, PCs, televisores e monitores de vídeo.

O dispositivo focalizado tem a denominação FSQ211 e consiste num modulador integrado PWM e um SenseFET, especificamente projetado para operar em fontes chaveadas (SMPS) off-line com um mínimo de componentes externos.

Na figura 1 temos uma aplicação típica desse dispositivo.

 

Aplicação do FSQ211
Aplicação do FSQ211

 

O dispositivo consiste num regulador chaveado de alta tensão que combina um SenseFET VDMOS com um bloco de controle PWM. As características do controlador PWM incluem m oscilador fixo, trava de proteção contra subtensão (UVLO), fontes de corrente de precisão pré-compensadas em temperatura para compensação de loop e circuito de proteção contra falhas.

 

São os seguintes os principais destaques desse componente:

* SenseFET interno do tipo Avalanche-Rugged

* Freqüência de operação fixa (67 kHz)

* Operação no modo burst

* Circuito interno de start-up

* Limitação de corrente pulso por pulso

* Proteção contra sobrecarga (OLP)

* Função de shutdown térmico interna (TSD)

* Modo auto-restart

* Partida suave incluída

 

A Fairchild possui diversos applications notes que servem para apoiar o projetista que deseja trabalhar com esse componente. Dentre elas destacamos a NA-4137, AN4141, AN4147, AN4134 e AN4138.

 

Datasheet do FSQ211