O Site do Hardware Livre - OSHW

Carregador de Bateria com o FSD210 - Fairchild (COM127)

Esta aplicação técnica de um componente da Fairchild foi escrita em 2009 com base em documentação do próprio fabricante. O circuito é bastante interessante, mas antes de se pensar na sua realização prática deve ser verificada a viabilidade de obtenção do componente.

Este artigo descreve uma aplicação do circuito integrado FSD210 da Fairchild (www.fairchild.com) num carregador de bateria de 3,5 W capaz de operar com uma faixa de tensões de entrada de 85 a 265 Vac. Na condição de baixo consumo, o circuito precisa de apenas 0,1 W quando conectado à rede de 220 V. Na figura 1 temos o diagrama completo do carregador.

 

Carregador de baterias AB-33 com o FSD210 da Fairchild.
Carregador de baterias AB-33 com o FSD210 da Fairchild.

 

Conforme podemos ver pelo diagrama, a ponte retificadora, que fornece a corrente contínua para o circuito de chaveamento, é ligada diretamente à rede de energia. Dois indutores e um capacitor logo após estes diodos formam o circuito de filtro contra a EMI produzida pelo setor de chaveamento. No setor de chaveamento temos o circuito integrado FSD210 que excita diretamente um transformador de alto rendimento com sinais modulados em freqüência. No secundário deste transformador temos o setor de retificação que fornece a corrente contínua para a carga da bateria com uma saída de 5,2 v x 0,65 A. A realimentação que fornece o sinal de controle para o modulador é obtida de uma derivação deste circuito que, através do transistor Q2 excita um acoplador óptico. Este acoplador, que isola o circuito de baixa tensão da rede de energia e do circuito de chaveamento, fornece a realimentação que determina a regulagem do circuito de chaveamento. O circuito possui uma partida suave (soft start) interna. Na figura 2 temos o esquema de enrolamento do transformador.

 

Diagrama esquemático do transformador.
Diagrama esquemático do transformador.

 

Neste transformador temos:

Np é formado por 99 voltas de fio 0,16 x 1 (enrolamento solenóide), 2 camadas.

Na é formado por 18 espiras de fio 0,16 x 1 (enrolamento central solenóide), 2 camadas

Ns é formado por 50 voltas de fio 0,16 x 1 (enrolamento solenóide), 3 camadas.

N5,2v é formado por 9 voltas de fio 0,4 x 1 (enrolamento solenóide) 3 camadas.

 

Datasheet do FSD210

Artigos Relacionados

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Autodidata
Ignorante por conta prípria.
Mário Quintana A Vaca e o Hipogrifo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)