O Site do Hardware Livre - OSHW

ISL6341/A/B - Controladores PWM tipo Buck - Intersil (COM099)

O lançamento deste novo componente foi anunciado no artigo abaixo, feito com base em documentação do próprio fabricante. O ano foi 2008, por isso, se o leitor pretende usá-lo em novos projetos sugerimos verificar sua disponibilidade no mercado.

Três novos controladores sincronizados PWM para 5 ou 6 V são destacados pela Intersil (www.intersil.com). Estes novos componentes são destinados a aplicações como fontes de alimentação para microprocessadores ou periféricos, servidores, memórias, modems, fontes industriais e de uso geral, reguladores DC/DC de 5 ou 12 v e muito mais.

Os novos componentes são fornecidos em invólucros livres de chumbo DFN de 10 pinos, conforme mostra a figura 1.

Pinagem
Pinagem

 

Com esses componentes torna-se simples implementar um controle completo e um esquema de proteção para um conversor step-down (redutor) excitando um MOSFET de canal N numa topologia tipo buck.

Como eles podem trabalhar com tensões de 5 V ou 12 V, esses CIs podem ser usados numa variedade muito grande de aplicações dentro de um sistema.

A tensão de saída pode ser regulada com tensões a partir de 0,8 V e uma tolerância máxima de 0,8%, na faixa especificada de temperatura e de variações de tensão. Na figura 2 temos um diagrama de blocos que mostra as funções desses componentes.

 

Diagrama de blocos do ISL6341
Diagrama de blocos do ISL6341

 

Um oscilador de freqüência fixa (300 kHz para o ISL6341; 600 kHz para o ISL6341A e ISL6341B) reduzem a complexidade de projeto do sistema. O ciclo ativo do PWM varia entre 0 e 85% em 300 kHz (75% em 600 kHz). O ciclo ativo e o OCP são as únicas diferenças entre os diversos tipos dessa família de controladores.

A proteção contra sobre-corrente é dada pelo monitoramento da Ids(on) do MOSFET inferior de modo a inibir a operação do PWM, se necessário. Na figura 3 temos uma aplicação típica para esses componentes.

 

Aplicação típica
Aplicação típica

 

Destaques:

* Opera de 4,5 V a 14,4 V para polarização e de 1,5 V a 12 V de entrada

* Faixa de saída de 0,8 V a Vin

* Referência interna de 0,8 V com 0,8% de tolerância

* Controle em elo simples - modo de controle por tensão para o PWM

* Resposta rápida a transientes

* Amplificador de erro de faixa larga

* Monitoramento da tensão de saída

 

Datasheet do ISL6341

Opinião

Mês de trabalho e surpresas (OP173)

Continuamos com nosso trabalho, produzindo artigos, desenvolvendo atividades como a preparação de eventos, programando palestras para este e para o próximo ano e muito mais. Não paramos. Nosso site, e as versões em espanhol e inglês crescem em acessos e importância, o que nos leva a cada vez mais colocar novos artigos nestas mídias.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Aprovar
Aprovar tudo costuma ser ignorância; reprovar tudo, malícia. (Aprobarlo todo suele ser ignorância; reprobarlo todo, malícia.)
Gracián (1601 -1658) - O Político Dom Fernando, o Católico - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)