Este artigo foi escrito com base em documentação do próprio fabricante do documento. Como isso ocorreu em 2007, será interessante verificar a disponibilidade do componente atualmente em nosso mercado antes de se iniciar um novo projeto.

A aplicação foi sugerida no Application Note AN-702 da Analog Devices (www.analog.com) o qual descreve um modo de se usar o ADT7461. Este componente consiste num monitor digital de temperatura e numa aplicação multicanal, temos o diagrama mostrado na figura 1.

 

Aplicação multicanal
Aplicação multicanal

 

Nessa aplicação é usado o ADC729 que consiste num multiplexador digital para comutar 4 transistores usados como sensores de temperatura.

O circuito integrado ADT7461 é capaz de medir temperaturas de um sensor externo com uma precisão de 1º C comunicando os resultados da medida a um hospedeiro externo através de uma linha de dados SMBus.

Uma aplicação possível para esse sistema é o monitoramento de diversos pontos de um PC, por exemplo, memória, placa gráfica, microprocessador, etc.

Nessa aplicação tanto o MUX como o ADT7461 são controlados via interface SMBus. Os transistores usados como sensores nessa aplicação podem ser tipos PNP de uso geral como os 2N3906.

O emissor de cada transistor é ligado a uma das chaves enquanto que a base e o coletor são ligados na chave correspondente da chave digital.

A operação do sistema é a seguinte: o ADT7461 é ajustado continuamente pelo hospedeiro para monitorar a temperatura dos sensores. O hospedeiro faz isso pelo MUX via SMBus, conectando um sensor remoto de cada vez. O valor lido é armazenado nos registros on-chip e depois lidos pelo hospedeiro também via SMBus.

Se necessário, o ADT7461 pode usar a saída ALERT para enviar um sinal se a temperatura medida em qualquer sensor ultrapassar determinado valor. Esse sinal pode ser usado para interromper algum processo ou acionar um sistema de proteção com, por exemplo, uma ventoinha.

Mais detalhes sobre o hardware desse sistema e também sobre o software podem ser obtidas no Application Note original, disponível no site da Analog em formato PDF.

Na figura 2 temos o diagrama de blocos do ADT7461.

 

Diagrama de blocos
Diagrama de blocos

 

 

Datasheet do ADT7461