Esta informação técnica sobre componente foi escrita com base em documentação de 2004 da Intersil. Assim, se o internauta pretende desenvolver algum projeto que utilize o componente focalizado, sugerimos verificar sua disponibilidade no mercado, ou se existem componentes equivalentes de melhor desempenho, mais modernos.

Um destaque da Intersil (www.intersil.com) é o circuito integrado ISL6416, que faz parte de sua linha de reguladores de tensão múltiplos, uma tendência do mercado atual, onde os dispositivos são alimentados por diversas tensões a partir de uma única entrada. O novo componente é do tipo de ultra-baixo ruído indicado para aplicações críticas alimentadas por bateria como placas WLAN, instrumentos portáteis e outros.

A partir de uma tensão de entrada na faixa de 3,0 a 3,6 V ele fornece três saídas reguladas de 1,8 V, 2,6 V e 3,8 V ultra-limpa. Uma lógica on-chip proporciona o acionamento seqüencial das saídas o que é exigido para alguns tipos de aplicações.

O nível de ruído do terceiro LDO (LOD3) é de apenas 30 uVrms. O dispositivo utiliza ainda um transistor PMOS para a função bypass. A função reset também está disponível no dispositivo, o que é exigido para aplicações WLAN. Outras características deste componente são:

* Alta capacidade de corrente.

LDO1 - 1,8 V: 330 mA

LDO2 - 2,8 V: 225 mA

LDO3 - 2,8 V: 125 mA

* Opera com capacitores cerâmicos de baixo valor

* Possui proteção contra sobre-corrente, curto-circuito e shutdown térmico

* Sem chumbo

* Possui circuito de reset integrado

 

Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação do ISL6416.

 

Circuito típico de aplicação.
Circuito típico de aplicação.

 

O data sheet deste componente pode ser baixado diretamente a partir do site do Intersil. Datasheet do ISL6416