Esta informação técnica foi elaborada com base em datasheet do próprio fabricante datado de 2008. Como os componentes estão sendo constantemente substituídos por tipos de melhor desempenho, será conveniente consultar o fabricantes antes da elaboração de projetos. Esta consulta também é válida para se obter informações de sua disponibilidade no nosso mercado.

A Linear Technology (www.linear.com) lançou recentemente o LT3653, um regulador de entrada de alta tensão de 1,2 V com limitação de corrente para aplicações em carga de bateria. O novo componente pode operar com tensões de entrada de 7,5 a 30 V e suporta transientes até 60 V. Na figura 1 temos o modo típico de utilização deste componente.

 

Circuito típico de aplicação do LT<span class=
Circuito típico de aplicação do LT3653 num carregador de bateria de L-Ion.

 

O circuito opera como um regulador step-down (redutor) PWM com limitação de corrente programável. Tipicamente ele é indicado para carregadores de bateria otimizando a eficiência de um circuito deste tipo. A faixa ampla de tensões de entrada possibilita sua utilização com diversos tipos de fontes como fontes de 12 V não reguladas de adaptadores para a rede de energia, fontes industriais de 24 V, aplicações firewire e automotivas, etc. O pino Vc está disponível para controle da bateria em carga. O circuito integrado LT3653 inclui um oscilador interno de 1,5 MHz e um diodo boost para minimizar o número de componentes externos. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação para um carregador triplo PMIC.

 

Aplicação num carregador triplo PMIC.
Aplicação num carregador triplo PMIC.

 

O circuito integrado LT3653 está disponível em invólucro DFN de 2 mm x 3 mm e possui proteção térmica. Mais informações podem ser obtidas no Datasheet do LT3653

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente