O Site do Hardware Livre - OSHW

ST7540 - Reference design para um Transceptor FSK Via Rede de Energia (COM049)

Em seu Application Note AN2451 a ST Microelectronics descreve um projeto de referência de um transceptor via rede de energia usando o transceptor ST7540 FSK da empresa.

O projeto de referência permite avaliar o desempenho do ST7540, em particular sua performance na transmissão e recepção de sinais através da rede de energia.

O projeto consta de três blocos principais:

* Seção de alimentação que é dimensionada para permitir um acoplamento com a rede de energia, com previsão para uma ampla faixa de tensões.

* Setor oscilador e de modem

* Interface de acoplamento de linha

A interface de acoplamento é projetada para permitir que o transceptor transmita e receba sinais através da rede usando uma portadora de 72 kHz, o que está dentro do padrão europeu CENELEC, especificado para equipamentos de leitura automática.

Evidentemente, o projeto pode ser usado em diversas aplicações semelhantes como:

* Redes domésticas utilizando a linha de alimentação

* Sensoriamento remoto

* Controles remotos usando o computador, via rede de energia.

 

Na foto temos a placa de avaliação da ST que mede 72 x 52 mm.

 

Placa de avaliação.
Placa de avaliação.

 

Na figura 1 temos o diagrama de blocos do ST7540, o qual opera em half-duplex através da rede de energia.

 

Diagrama de blocos
Diagrama de blocos

 

O dispositivo opera com fonte de alimentação simples de 7,5 V a 13,5 v e já integra um amplificador de potência capaz de excitar uma linha de baixa impedância. O circuito contém ainda reguladores lineares de tensão de 5 V e 3,3 V.

O ST7540 pode se comunicar usando oito canais diferentes de comunicação (60, 66, 72, 76, 82,05, 86, 110 e 132,5 kHz, para taxas de transmissão de 600, 1200, 2400 e 4800 bauds. Além de dois desvios: 1 e 0,5.

Outras funções adicionais são incluídas como m watchdog, controle automático da tensão de saída e detecção de corrente, portadora além da faixa em uso, e inicialização da transmissão e shutdown térmico.

O transceptor, que se destina apenas à comunicação física, opera co um microcontrolador que tem por função manusear a pilha de protocolos de comunicação. Uma saída reset (RSTO) e um clock programável (MCLK) podem ser fornecidos para o microcontrolador pelo ST7540 de modo a simplificar a lógica externa e os circuitos.

O controlador hospedeiro pode trocar dados com o transceptor através de uma interface serial programável para operar tanto em UART (CLR/T de dados não usado) como no modo SPI. A comunicação através da rede de energia pode ser tanto sincronizada como assincronizada.

Quando no modo de transmissão (linha RxTx no nível baixo) o ST7540 amostra o sinal digital na linha Txd na taxa de bauds programada e modula num sinal FSK senoidal, obtido na saída Tx-OUT.

Esse sinal vai então ser aplicado a um amplificador de potência além de alguns filtros. O sinal obtido pode então ser aplicado diretamente à linha de energia.

No modo de recepção, com a linha RxTx no nível baixo, o sinal FSK que chega na linha Rx_IN é demodulado e a saída digital estará disponível no pino RxD.

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

 

Datasheet do ST7540

 

 

* Modem via rede de energia

* Transmissão de dados via rede de energia

* Modem pela linha de energia

* Dados pela rede de energia

* Transceptor FSK via rede

* FSK via rede

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Censura
Suportam melhor a censura os que merecem elogio. (Those Best can bear reproof who merit praise.)
Pope (1688 0 1744) Ensaio Sobre a Censura - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)