NOSSAS REDES SOCIAIS -

Adaptador AC-DC de 45 W com Standby (COM038)

Em seu Application Note AN1134 a STMicroelectronics descreve uma placa de avaliação para um conversor AC/DC de 45 W baseado no controlador de corrente PWM L5991. Mais informações sobre o componente e a placa de avaliação podem ser obtidas no documento original e também na própria STMicroelectronics.

O circuito consiste num conversor fly-back capaz de fornecer uma potência no modo contínuo de condução de 45 w mesmo com tensão baixa da rede de energia. O projeto leva em conta problemas de stress de componentes que podem ocorrer com baixas tensões de alimentação. O ciclo ativo máximo está limitado a 50% de modo a não precisar haver compensação.

A aplicação aproveita os recursos do L5991, um controlador PWM que minimiza o consumo de energia em condições de carga leve e além disso possui partida lenta e baixa corrente quiescente. A função stand-by também está disponível no projeto.

 

A Placa de Avaliação

O destaque desta placa é a função standby que está disponível diretamente no L5991. Quando a carga é tal que a demanda de energia é maior do que 13 W, a freqüência de comutação do conversor é de 70 kHz. Esta freqüência é dada por R12,m R13 e C5. Quando o consumo cai para menos de 8,5 W, o L5991 automaticamente muda a freqüência do oscilador para 18 kHz, desconectando R13 internamente e carregando C5 apenas através de R12. Estes limiares são valores estáticos estando relacionados com variações na carga. Na figura 1 temos o circuito apresentado na placa de avaliação.

 

Circuito completo encontrado na placa de avaliação com o circuito integrado L5991 da ST Microelectronics.
Circuito completo encontrado na placa de avaliação com o circuito integrado L5991 da ST Microelectronics.

 

Os limiares em que ocorre a transição da freqüência podem ser alterados, levando-se em conta o resistor R15 de sensoriamento de corrente.

A placa inclui ainda algumas proteções que são exigidas normalmente nos adaptadores AC/DC como, por exemplo, proteção contra sobretensão (OVP) e proteção contra sobre-corrente (OCP). A função OCP é inerente à funcionalidade do L5991: o controlador possui um monitoramento pulso a pulso para limitação de corrente. O data sheet deste componente detalha esta função, caso o leitor se interesse em saber mais sobre isso.

A proteção contra sobretensão é obtida sensoriando a tensão de alimentação do L5991, gerada por um enrolamento auxiliar através da rede formada por R5 e R6. O valor obtido neste divisor é aplicado ao pino 14 do componente. Esta proteção é importante principalmente quando ocorre uma falha do acoplador óptico.

Com a carga máxima o conversor opera com aproximadamente 48% do ciclo ativo. O ciclo ativo máximo do L5991 está limitado a 55%, para permitir o manuseio de transientes. A placa vem ainda com um circuito de partida obtido pelos resistores R8 e R9. A dissipação total do circuito é de 300 mW com 164 Vca e o tempo que ele demora para "acordar" é de 2,8 s em 88 Vac e 0,8 s em 264 Vac.

A placa de avaliação, EVAL5991-45 é fornecida com um diversos outros recursos importantes para o projetista ter referências para o desenvolvimento de seu projeto. Na figura 2 a placa de circuito impresso desta placa.

 

Detalhes do lado dos componentes e lado cobreado da placa de avaliação da STMicroelectornics.
Detalhes do lado dos componentes e lado cobreado da placa de avaliação da STMicroelectornics.

 

O detalhamento dos componentes usados pode ser obtido numa listagem do documento original da STMicroelectronics.

 

Entre em contato diretamente com o distribuidor deste componente.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Povo
Dominam-se mais facilmente os povos excitando-lhes as paixões do que cuidando de seus interesses.(On domine plus facilement les peuples em excitant leurs passions quen sóccupant de leurs intérêts."
Gustave Lebon - Aforismos do Tempó Presente. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)