NOSSAS REDES SOCIAIS -

SparkFun – Produtos avançados para os makers (ART3340)

Você conhece a SparkFun? Se você é um maker, estudante, STEMer, desenvolvedor de novos produtos ou simplesmente um hobista certamente e não conhece esta empresa, certamente vai ficar impressionado com o que ela pode lhe proporcionar. E, mais do que isso vai gostar de saber que uma boa parcela de seus 2 000 componentes open source podem ser obtidos na Mouser Electronics . Veja neste artigo o que a SparkFun faz e como obter seus produtos através da Mouser.

A SparkFun começou em 2003 quando o estudante Nate Siedle queimou uma fonte de alimentação em seu dormitório e em lugar de consertá-la resolveu abrir sua próprio empresa.

Desde então, a partir de sua sede em Boulder, Colorado ele começou a criar produtos com a finalidade de tornar o mundo da eletrônia mais acessível. Hoje são mais de 2000 componentes e widgets, e além deles fornece literatura, treinamento e tutoriais online que podem ser acessados em: https://www.sparkfun.com/

A ideia é simples: fornecer componentes e suporte para você criar alguma coisa. Compartilhar é o mandamento básico da empresa. Contrariando as empresas de porte que pensam mais em IP (Propriedade Intelectual) o fundador da Sparkfun acha que a solução que permite chegar à inovação é open source (código aberto) e isso é válido tanto para o hardware como o software.

 

Sede da SparkFun Niwot  - Colorado
Sede da SparkFun Niwot - Colorado

 

 

Produtos

Na ampla linha de mais de 2000 produtos, que vão desde livros, produtos de áudio, IoT, Arduino, etc., destacamos os shields e as breakout boards que podem ser adquiridos na Mouser.

Assim, para exemplificar escolhemos duas famílias de produtos, ideais para o desenvolvimento de seu wearable que está sendo lançada neste momento.

 

Breakout Boards SparkFun

Nosso primeiro destaque é a linha de Breakboards com várias opções que permitem o controle de motores, LEDs, microcontroladores e muito mais num protótipo. Esta linha conta com os seguintes produtos:

(Acesse http://www.mouser.com/new/sparkfun/sparkfun-breakout-boards/ para conhecer e comprar esta placas)

 

SparkFun BOB-13884 LED Driver Breaout – LP55231

 


 

 

Esta placa consiste numa solução completa para o desenvolvimento de um controlador de LEDs de nove canais usando interface I2C. A placa é equipada com o circuito integrado controlador de LEDs LP56231 mais 3 LEDs RGB. Conta ainda com jumpers que permitem substituir os LEDs da placa por LEDs externos e configuração I2C. Este recurso permite uma configuração em margarida de até 4 LP55231.

A placa é excita LEDs por PWM o que a torna ideal para produção de efeitos de mistura de cores. A placa foi originalmente projetada para aplicações automotivas e móveis. Veja filme no link.

 

SparkFun ROB-13911 Serial Controlled Motor Driver

 


 

 

Esta placa, como o nome indica, consiste num driver para motor controlado pela porta serial (SCMD). A placa pode controlar motores até 1,2 A por motor comandados por comunicação UART, I2C ou SPI, com uma tensão de 11 V.

A lógica é de 3,3 V mas pode ser modificada para operar com 5 V com um conversor lógico. Veja no link um vídeo de aplicação.

 

SparkFun SEM-14045 Particle Sensor Breakout – MAX30105

 


 

 

Esta interessante Breakout Board consiste num sensor poderoso que pode detectar distâncias, batimentos cardíacos, detecção de partículas e até mesmo o piscar do olho, baseada no sensor MAX30105 da Maxim.

A placa é equipada com 3 LEDs e um sensível detector fotoelétrico. A ideia é pulsar diferentes LEDs e então detectar o que se reflete.

Baseado no sinal refletido é possível detectar diferentes tipos de partículas ou materiais (como sangue oxigenado ou fumaça de um incêndio).

A placa utiliza LED vermelho, verde e um infravermelho, possibilitando uma infinidade de usos, inclusive oximetria.

Operando com alimentação de 5 V ela pode interfacear com lógica de 3,3 ou 5 V havendo no site da empresa (ver link) uma aplicação com Arduino.

 

SparkFun LilyPad

Esta é uma tecnologia para vestíveis desenvolvida pela SparkFun contando com vários produtos com diferentes recursos de entrada, saída e alimentação. Damos alguns exemplos.

 

Placa LilyPad Arduino USB Atmega32U4

 


 

 

Esta placa substitui o clássico ATMega328 pelo novo ATMega32U4. Um cabo micro USB é usado para carregar o programa e a alimentação é de 3,3 V. Um conector JST permite a conexão de uma bateria Li-Po para alimentação.

 

Placa Mãe LilyPad Arduino 328

 


 

 

Esta placa é um controlador Arduino projetado especialmente para ser integrado em têxteis e outros projetos vestíveis. Leve, redonda, ela possui recursos que facilitam sua implementação nos projetos.

 

Placa Simples Arduino LilyPad

 


 

 

Esta outra placa da SparkFun contém um ATMega328 com o carregador Arduino, tendo menos pinos que a anterior, e um soquete de alimentação, chave liga/desliga.

Com o uso de soquete para a bateria, ela pode ser costurada diretamente em vestíveis sem a necessidade de se fazer o mesmo com a fonte de alimentação. O circuito de carga é baseado no MCP73831.

Mais produtos da SparkFun podem ser acessados no link da Mouser em: http://www.mouser.com/new/sparkfun/sparkfun-lilypad/ 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Experiência
A experiência é a mestra de todas as coisas.(Rerum omnium magister usus.)
Cesar (101 44 a.C.) A Guerra Civil, II - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)