O Site do Hardware Livre - OSHW

LT3495/1 - Conversores Boost MicroPower (COM022)

A Linear Technology tem na sua linha de componentes o LT3495/1, uma linha de conversores boost (elevadores de tensão) de baixo ruído, com chaves integradas, diodos Schottky e circuito de saída desconectado. Ambos os componentes são fornecidos em invólucros DFN-10 de 2 x 2 mm.

Estes componentes possuem uma faixa de tensões de entrada de 2,3 V a 16 V, que permite sua operação a partir de uma célula de Li-Ion até linhas fixas de 12 V, fornecendo saídas até 40 V. A corrente de saída chega aos 70 mA para uma tensão de 16 V a partir de uma única célula Li-Ion.

Estas características tornam este componente ideal para aplicações como displays OLED. Os dois componentes empregam uma técnica de controle única que permite fornecer ao mesmo tempo alta eficiência e baixo ripple de saída, numa ampla faixa de correntes de carga. Este técnica garante que a freqüência de comutação fique acima da banda de áudio para a faixa inteira de corrente de carga, o que é ideal para aplicações sensíveis a ruídos como PMP e áudio. Em combinação com capacitores cerâmicos de baixo custo, o invólucro compacto dos LT3495 proporcionam soluções que ocupam muito pouco espaço.

A chave NPN do LT3595 alcança uma Cecsat de apenas 250 mV com 500 mA levando a eficiências até 85%. O dispositivo possui ainda uma corrente quiescente de apenas 60 uA (<1 uA no modo shutdown), o que maximiza a autonomia da bateria, ao mesmo tempo que diodos Schottky internos para circuitos de proteção reduzem a necessidade de componentes externos.

Completando, existe ainda uma função de ajuste de brilho/contraste integrada para aplicações em displays. Para aplicações que exijam tensões abaixo de 10 V existe versões B deste dispositivo, as quais apresentam uma eficiência ligeiramente melhor.

 

Aplicação típica para alimentação de OLED
Aplicação típica para alimentação de OLED

 

Conversor de 5 V para 12 V com o LT3495
Conversor de 5 V para 12 V com o LT3495

 

Características a destacar:

* Baixa corrente quiescente

* 60 uA de consumo no modo ativo

* 0,1 uA de consumo no modo shutdown

* Esquema de controle de baixo ruído (freqüência de chaveamento sempre acima da faixa de áudio)

* Limite de corrente de 650 mA (LT3495/B

* Limite de corrente de 350 mA (LT3495-1/B-1)

* Diodo Schottky integrado

* Ampla faixa de tensões de entrada

* Resistor de feedback integrado

* Ampla faixa de tensões de saída, até 40 V

 

Distribuidor Linear Recomendado:

Hitech Eletrônica

Clique aqui para saber mais sobre o distribuidor e consultar mais sobre este componente.

 

Opinião

Mês de trabalho e surpresas (OP173)

Continuamos com nosso trabalho, produzindo artigos, desenvolvendo atividades como a preparação de eventos, programando palestras para este e para o próximo ano e muito mais. Não paramos. Nosso site, e as versões em espanhol e inglês crescem em acessos e importância, o que nos leva a cada vez mais colocar novos artigos nestas mídias.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Invejoso
Os invejosos invejam-se reciprocamente.
Joaquim Nabuco - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)