Em Application Note, a Maxim (www.maxim-ic.com) descreve o circuito de um oscilador de sinais quadrados (50% de ciclo ativo), utilizando o MAX1697. O número do Application Note, que pode ser obtido no site da empresa é 4402.

O circuito completo é mostrado na figura 1, sendo indicado para aplicações que necessitam de sinais retangulares perfeitos, com um mínimo de componentes. De fato, apenas um capacitor é utilizado para o desacoplamento da fonte. A freqüência depende do componente utilizado e da tensão de excitação.

 

Circuito que produz sinais quadrados (retangulares), útil para uma grande quantidade de aplicações.
Circuito que produz sinais quadrados (retangulares), útil para uma grande quantidade de aplicações.

 

O sufixo do componente determina a frequência dos sinais produzidos. Trata-se de uma aplicação que se destina a circuitos que não sejam sensíveis à freqüência do sinal tais como sensores eletroquímicos e outros que não podem ser utilizados com sinais contínuos. Na figura 2 temos a curva de funcionamento deste circuito, observando-se sua sensibilidade à tensão de excitação.

 

Curva que mostra a freqüência gerada em função da tensão de entrada.
Curva que mostra a freqüência gerada em função da tensão de entrada.

 

A tensão de entrada pode ficar entre 1 e 3,5 V tipicamente, com uma impedância de sinal fornecido menor do que 10 ?. Também é importante observar que o sinal gerado tem características rail-to-rail, o que pode ser muito importante em certas aplicações.

O circuito integrado utilizado, MAX1697, é uma bomba de carga originalmente projetada para fornecer uma tensão negativa em fontes simples de tensão. O erro de ciclo ativo é menor do 1ue 1%.

Na figura 3 uma aplicação convencional deste componente como dobrador de tensão.

 

Dobrador de tensão usando o MAX1697
Dobrador de tensão usando o MAX1697

 

Mais informações sobre o componente e o circuito podem ser obtidas no próprio site da Maxim.

 

Data do documento da Maxim: Agosto de 2008

 

Distribuidor: Avnet

Para saber mais detalhes sobre o componente diretamente com o distribuidor - clique aqui