O Site do Hardware Livre - OSHW

STM32 - Microcontrolador ARM Baseado em Cortex-M3 de 32 Bits - ST (COM015)

A STMicroelectronics lançou uma nova família de microcontroladores ARM flash de 32 bits baseado em Cortex-M3 especialmente indicada para aplicações portáteis como monitores de colesterol e glicose onde baixo consumo é importante.

Outras aplicações incluem equipamentos para o lar e escritórios, PLCs industriais segurança, sistema HVAC, leitores de cartões e biométricos.

O cerne ARM Cortex-M3 é especialmente projetado para aplicações de alta performance, baixo consumo e baixo custo. A nova família é formada por duas linhas:

 

* STM32F103 - performance line - com 72 MHz de clock, fornecendo a melhor performance de MCUs de 32 bits em sua classe.

* STM32F101 - Access line - com 36 MHz de clock, oferecendo aos usuários de 16 bits um aumento significativo de performance no mesmo preço dos dispositivos de 16 bits.

 

As duas linhas oferecem de 32 a 128 k de memória flash mas diferem no tamanho da SRAM e combinações de periféricos on-chip.

O cerne Cortex-M3 foi especificamente desenvolvido para atender às exigências aplicações de baixo custo de uma ampla gama de mercados e aplicações, onde ao tamanho da memória e do processador têm um grande impacto nos custos do dispositivo.

O STM32 opera com tensões de 2,0 a 3,6 V e tem um consumo que chega a um valor tão baixo como 2 uA no modo standby. Na figura 1 temos os consumos nos diversos modos de operação.

 

O consumo x modo de operação.
O consumo x modo de operação.

 

O MCU também inclui um RTC integrado com um oscilador dedicado de 32 kHz e um pino dedicado para operação com bateria e quatro modos de potência, conforme mostramos na figura 1.

Operando em 72 MHz, executando da memória Flash, o microcontrolador STM32 consome apenas 36mA.

Outro destaque importante é que a família STM32 oferece um processamento 32% mais rápido que os produtos equivalentes baseados em ARM7TDMI. Similarmente, o novo set de instruções Thumb 2 do novo core, possibilita aos projetistas reduzir o tamanho do código em até 45%, o que reduz a necessidade de memória para a aplicação visada.

Uma vasta documentação de aplicações para essa família de microcontroladores está disponível no site da STMicroelectronics. Como exemplo, mostramos na figura 2 como usar os pinos I/O para excitar periféricos como LEDs de uma maneira muito simples.

 

Excitando LEDs diretamente dos pinos.
Excitando LEDs diretamente dos pinos.

 

Na figura 3 temos um outro circuito que mostra como usar os pinos SWJ-DP como I/O para controlar LEDs.

 

Controlando LEDs através da PB9 (I/O).
Controlando LEDs através da PB9 (I/O).

 

Os seguintes periféricos estão disponíveis on-chip.

 

* Até 128 kB de memória flash

* Até 20 kB de RAM

* Quatro canai DMA

* Até dois ADCs de 12 bits com 1 us de tempo de conversão

* Até dois SPIs master/slave

* Até dois I2C

* Até três USART

* Até três timers de 16 bits

* Um timer 6-PWM dedicado

* USB

* CAN

* Supervisor de tensão

* Oscilador RC preciso de 8 MHz

* Oscilador de 4-16 MHz para cristal externo

* Dois watchdogs

* Power-on reset

* Power-down reset

 

Os MCUs dessa família podem ser obtidos em diversos tipos de invólucros como LQFP48, LQFP64, LQFP100 e BGA100.

A STMicroelectronics tem ainda a disposição placas de avaliação e starter KITs para o desenvolvedor além de uma biblioteca grátis de software. A faixa de preços dos kits varia entre 109 e 239 dólares.

O starter kit Hitex, por exemplo (código STM3210B-SK/HIT) pode ser encontrado nos distribuidores da ST, possibilitando o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos baseados nos microcontroladores da família STM32.

Também fornecem kits a IAR (STM3210B-SK/IAR), a Keil (STM3210B-SK/KEIL) e a Raisonance REva (STM3210B-SK/RAIS).

Todos esses kits contém os recursos necessários para os projetistas avaliarem o produto e desenvolverem seus projetos utilizando interface amigável e exemplos de código fornecidos pelo fabricante.

 

Documentação da ST de abril de 2008 (DataSheet)

 

Contato para informações sobre este componente, clique aqui

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Causa
Morrer por uma causa não faz com que essa causa seja justa. (Mourir pour une cause ne fait pas que cetre cause soit juste.)
Montherlant (1896 1972) As Leprosas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)