O Site do Hardware Livre - OSHW

Placa de projeto de referência para conjunto de LEDs - ST (COM006)

Conectividade implica na troca eficaz de informações entre dispositivos dos mais diversos tipos. Muitos deles, dependendo da aplicação utilizam painéis e mostradores de LEDs . Para alimentar estes LEDs são utilizados circuitos de alto rendimento capaz de manter constante as correntes nos LEDs e numa intensidade que permita alcançar o brilho desejado.

A ST Microelectronics possui diversos circuitos integrados destinados a alimentação de conjuntos de LEDs e para trabalhar com estes circuitos ela conta com uma placa de referência para projeto, descrita no Application Note AN2141. O leitor que desejar informações detalhadas sobre o uso desta placa pode baixa o documento a partir de acesso ao site.

Esta placa é destinada especificamente a projetos com os circuitos integrados STP16CP05 e STP16CPS05. O primeiro pode excitar até 80 LEDs enquanto que o segundo excita até 32 LEDs.Para o primeiro, a ST oferece um conjunto de 80 LEDs azuis numa matriz de 5 x 16. Esta matriz é excitada por drivers de 16 canais, possibilitando até a implementação de pequenos textos em movimento.

O circuito integrado em questão mantém constante a corrente em todos os LEDs e na placa de desenvolvimento existe uma chave que permite o acionamento simultâneo de todos para se verificar a uniformidade de seu brilho.

O segundo conjunto utiliza os circuitos STP16CP05 e STP16CPS05, incluindo um conversor DC/DC que eleva a tensão de entrada de 5 V até 35 V de modo a excitar uma matriz de 4 x 8 LEDs.

Os componentes da placa de desenvolvimento ST são excitadores monolíticos de LEDs com operação a partir de baixa tensão de registradores de 8 ou 16 bits, sendo indicados para aplicações na excitação de painéis de LEDs. Os componentes garantem uma tensão de saída de 20 V e possuem uma frequência de clock de 30 MHz.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos do circuito contido na placa fornecida pela ST.

 

 Diagrama de blocos da placa de desenvolvimento.
Diagrama de blocos da placa de desenvolvimento.

 

O circuito é composto de uma solução para excitação de conjuntos de LEDs. O número de LEDs pode ser aumentado pelo acréscimo de drivers em cascata. A tensão de entrada é conectada aos anodos dos LEDs de alto brilho. O valor da tensão de entrada é muito importante devido à dissipação dos drivers. O valor da corrente constante é fixado por apenas um resistor externo. O conversor DC/DC consiste num controlador linear LE33 ou L78L33 fornecendo uma tensão de 3,3 V para o microcontrolador e os drivers dos LEDs. A saída variará de 5 a 35 V.

A unidade de controle consiste num microcontrolador que envia dados através da interface serial periférica (SPI) para os registradores de deslocamento. Os dados são deslocados bit a bit para o driver seguinte, na queda de nível do sinal de clock de 30 MHz.

Na placa encontramos uma chave e dois potenciômetros. A chave muda os modos de operação e através dos potenciômetros podemos controlar num o brilho e no outro a velocidade do texto. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação.

 

 

 Exemplo de aplicação para 16 LEDs .
Exemplo de aplicação para 16 LEDs .

 

Outro circuito de aplicação é dado na figura 3, este para 80 LEDs.

 

 

 Circuito para 80 LEDs.
Circuito para 80 LEDs.

 

Outros circuitos de aplicação, incluindo o de excitação de 80 LEDs podem ser encontrados na documentação da ST.

 

Documentação da ST de 2008 (AN2141)

 

Contato para informações sobre este componente, clique aqui.

 

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


história
A história mundial é o tribunal do mundo. (Die Weltgeschichte ist das Weltgeritcht.)
Schiller (1799 1805) - Poesias - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)