A Texas Instruments apresenta uma cadeia de soluções para o projeto de equipamentos médicos baseados no DSP C5505. Estas soluções incluem o projeto de um eletrocardiógrafo (ECG), oxímetro de pulso (PO) e um Estetoscópio Digital (DS). A partir de um módulo de avaliação único é possível adicionar placas-filhas para aplicações específicas, possibilitando assim o desenvolvimento de projetos diferentes numa mesma plataforma. Neste artigo resumimos a documentação da Texas, que pode ser acessada no site da empresa.

O mercado de aplicações médicas portáteis está crescendo de uma forma muito evidente em nosso país. Isso significa que as empresas precisam de recursos para entrar rapidamente neste mercado, atingindo os consumidores que necessitam de dispositivos que sejam menores possíveis, consumam menos energia e incluam mais recursos, tudo isso a um preço baixo. Para atender à estas necessidades a Texas Instruments lançou um conjunto de ferramentas de desenvolvimento para aplicações médicas com uma cadeia completa de projetos e software incluindo eletrocardiógrafos, estetoscópios digitais e oxímetros de pulsos. Cada um dos três kits disponíveis (MDKs) são disponíveis quando se adquire o módulo front-end (AFE) com o projeto específico otimizado para cada produto final mais um módulo de avaliação com o DSP TMS320VC5505.

Com informações sobre o hardware e, incluindo esquemas, códigos fonte, algoritmos específicos para aplicações médicas além de documentação técnica, cada MDK possibilita uma redução do tempo de desenvolvimento da ordem de 6 a 8 meses. Além disso, cada MDK fornece uma grande plataforma de avaliação para ajudar o desenvolvedor a poder ter em foco diferenciações do produto como o desenvolvimento de algoritmos e melhoria de recursos. Também possibilita a redução das barreiras que os desenvolvedores novatos encontram quando desejam entrar na indústria médica rapidamente. Na figura 1 temos a estrutura do módulo de avaliação com as placas de aplicações específicas.

 

Módulo de avaliação e placas de desenvolvimento para três aplicações médicas.
Módulo de avaliação e placas de desenvolvimento para três aplicações médicas.

 

Na parte esquerda do diagrama da figura 1 vemos 3 blocos que correspondem aos kits de desenvolvimento para aplicações médicas. Através de interfaces com conectores, os usuários obtém o máximo de flexibilidade para o desenvolvimento de seus projetos. Os projetos MDK possibilitam a obtenção de grandes durabilidades para a bateria graças ao seu baixo consumo.

 

Os principais benefícios no uso deste kit de desenvolvimento são:

* Grande durabilidade para a bateria pelo uso de componentes de baixo consumo como o TMS329VC5505 e conversores A/D e D/A além de outros circuitos analógicos.

* Aumento da funcionalidade para o usuário com a opção de mostrador LCD ou PC, auto-gravação e auto-reprodução, transferência de dados por porta USB 2.0 de alta velocidade e outras opções de conectividade.

 

Os aplicativos e suas características:

 

Destaques da solução para o sistema ECG:

* Saída ECG de 12 terminais usando entrada de 10 eletrodos.

* Largura de faixa de 0,05 Hz a 150 Hz.

* Detecção de terminais desconectados

* Display ECG para forma de onda em tempo real

* Proteção por desfibrilador

* Display para taxa de batimento cardíaco.

* Isolamento 4 kV (somente para o caso da operação ligado à rede AC)

* Corrente de fuga de 10 uA

 

Destaque para a solução de estetoscópio digital:

* Display para taxa de batimento cardíaco.

* Saída de áudio em três modo selecionáveis: sino (20 Hz a 220 Hz), modo diafragma (50 Hz a 600 Hz) e faixa estendida (20 Hz a 2000 Hz);

* Controle de volume e mute.

* Filtros para redução de ruídos

* Saídas para fone e alto-falante.

Na figura 2 o diagrama de blocos para esta aplicação.

 

 

 

Solução para um estetoscópio digital.
Solução para um estetoscópio digital.

 

 

Solução para um oxímetro de pulso:

* Display para porcentagem do nível de oxigênio na faixa de 0 a 100%.

* Faixa de batimentos de 20 a 300 por minuto (BPM).

* Verificação do ínice de perfusão.

* Detecção de sensor fora.

* Forma de onda e outras indicações em display LCD.

 

Destaques comuns:

* Formas de onda e outras indicações em monitor PC.

* Gravação e reprodução de sinais.

* Gravação de dados em PC.

* GUI amigável.

* Chave para reset rápido.

* Implementação escalável de software de acordo com as necessidades do usuário.

* Porta UART para conectar ao PC para download de dados.

 

 

Para obter mais informações, suporte ou locais de venda, clique aqui.