NOSSAS REDES SOCIAIS -

Módulos lineares de LEDs Ultravioleta (ART4501)

Com a pandemia, aplicações utilizando LEDs ultravioleta C (UVC) se tornaram mais frequentes com a introdução no mercado de diversos dispositivos de esterilização e purificação. Neste artigo, focalizamos um tipo de componente que se tornou importante e que pode ser a base de novos projetos. A barra de LEDs ultravioleta C de que tratamos pode ser obtida na Mouser Electronics no link que daremos logo no início do artigo.

Nota: Redigimos este artigo com base no datasheet do Módulo UVC Linear da New Energy, disponível no link da Mouser https://br.mouser.com/ProductDetail/New-Energy/LSB1-12G08-UV01-00

 

Conforme já abordamos em diversos artigos em nosso site a radiação ultravioleta C tem propriedades bactericidas, podendo ser usado em desinfecção e purificação.

Aparelhos de desinfecção usando barras de LEDs já estão disponíveis no mercado, assim como tipos para esterilização de água, alimentos e medicamentos.

O tipo apresentado pela New Energy consiste numa régua de LEDs ultravioletas já interligados capazes de operar com uma potência máxima de 72 W. Na figura 1 temos a aparência do dispositivo que mede 28,1 cm.

 

Figura 1 – Aparência da régua de LEDs ultravioleta C
Figura 1 – Aparência da régua de LEDs ultravioleta C

 

Notamos que esta régua deve ter recursos ópticos de concentração da radiação emitida. Na figura temos a lente para ultravioleta, lembrando que no comprimento de onda utilizado é preciso ter materiais especiais na sua confecção.

 

Figura 2 – A óptica usada
Figura 2 – A óptica usada

 

Os comprimentos de onda estão disponíveis em duas faixas: 275 a 280 nm e 280 a 285 nm.

As correntes podem ficar entre valores de 700 mA 1 600 mA o que resulta em potências de 21 a 72 W. Na figura 3 temos os modos como os LEDs ultravioleta estão ligados nos módulos.

 

Figura 2 – Ligação dos LEDs
Figura 2 – Ligação dos LEDs

 

Entre as aplicações que o fabricante sugere temos a esterilização de superfícies, desinfecção de água, purificação do ar, terapia de pele, analisadores fluorescentes, preparação de alimentos e horticultura.

A New Energy disponibiliza seu suporte para ajudar no desenvolvimento de novos projetos.

Para mais informações sugerimos consultar a documentação técnica disponível ou o próprio fabricante.

 

Nota do autor: Lembramos que que os LEDs azuis e violetas comuns quando surgiram eram caros, com o tempo, novas tecnologias de fabricação e uso de novos materiais baratearam esses componentes. O mesmo deve ocorrer com os LEDs ultravioleta das faixas mais penetrantes, como os usados neste componente que é ainda tem um preço alto.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Televisão
Vivo num mundo de mentiras captadas pela minha televisão.
Paulo Mendes Campos - Balada do Amor perfeito. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)