NOSSAS REDES SOCIAIS -

Módulos Buffer Mean Well (COMD019)

Da mesma forma que a tecnologia de armazenamento de energia em supercapacitores está substituindo as baterias nos veículos elétricos, existem muitas outras aplicações em que isso está se tornando uma realidade. É o caso dos UPS (Uninterruptible Power Supply) ou nobreak como é mais conhecido. Em lugar de um complexo circuito de carregamento e um inversor, a Mean Well apresenta sua solução na forma de módulos contendo supercapacitores. Veja como isso é possível neste artigo.

Nota: este artigo é baseado em documentação da Mean Well que pode ser acessada em: https://www.meanwell.com/newsInfo.aspx?c=1&i=879 , lembrando que a Mouser Electronics é distribuidor dos produtos dessa empresa.

A ideia da fonte de emergência ou nobreak vem dos anos 60, quando os primeiros tipos foram desenvolvidos para evitar a queda de sistemas complexos, como os usados em computação e telecomunicações.

No nobreak comum, como usamos hoje com os nossos computadores temos uma bateria que se mantém em carga constante até o momento em que ocorre uma interrupção do fornecimento de energia.

Quando isso ocorre, a bateria entra em ação, alimentado um circuito inversor que passa a ser conectado ao aparelho alimentado, substituindo a alimentação pela rede de energia. Normalmente, essa ação é feita por um relé.

Esta solução convencional tem diversos inconvenientes. Um deles é o tamanho, já que temos uma pesada bateria, um circuito inversor e um circuito carregador que usam transformadores.

Outro problema, que em muitos casos pode ser importante, é que a ação do circuito quando ocorre o corte de energia não é instantânea. Demora de 2 a 10 milissegundos para que o circuito entre em ação, substituindo a alimentação cortada. Gera-se então uma “sag” ou “dip” (que é o oposto de um surto ou transiente) que pode ser suficientemente intensa para afetar o funcionamento do aparelho alimentado. (veja nosso artigo ART4436)

A ideia da Mean Well é usar capacitores eletrolíticos no lugar da solução convencional.

Temos então módulos de capacitores que, em lugar de fornecerem energia para a entrada de corrente alternada do circuito que devem alimentar, fornecem diretamente a corrente contínua. (figura 1)

Isso tem enormes vantagens em relação as soluções convencionais com bateria.

A primeira está justamente no tempo que ele leva para entrar em funcionamento no caso de um corte de energia. Sua ação é praticamente imediata, pois ele já está no circuito no momento em que ocorre o corte de energia e como um capacitor, ele impede a formação dos dips ou sags que podem afetar o funcionamento da carga.

 

Figura 1 – Um módulo buffer da Mean Well
Figura 1 – Um módulo buffer da Mean Well

 

A segunda vantagem está no tamanho, já que ele não precisa conter circuitos completos e uma bateria que ocupa espaço e é pesada. Os supercapacitores são muito mais leves.

Temos ainda a vantagem da manutenção que é dispensada no caso dos supercapacitores e seu custo.

Os tipos disponíveis na Mean Well podem ser montados em trilhos, como o indicado, diretamente nos racks dos sistemas de maior porte que devem alimentar.

Ba figura 2 temos um exemplo de aplicação em que dois módulos DBUF são usados na alimentação de uma carga.

 

Figura 2 – Exemplo de aplicação
Figura 2 – Exemplo de aplicação | Clique na imagem para ampliar |

 

Um outro exemplo em que os módulos são ligados em conjunto com a fonte de alimentação de um sistema, é mostrado na figura 3.

 

Figura 3 – Outro exemplo de aplicação
Figura 3 – Outro exemplo de aplicação | Clique na imagem para ampliar |

 

A Mouser Electronics dispõe de módulos de 24V para 20 e 40 A que podem ser acessados em: https://br.mouser.com/new/meanwell/mean-well-dbuf-buffer-modules/ 

Os tempos obtidos dependem da carga, podendo ser ligados diversos módulos em paralelo. As aplicações, incluem apenas tempos curtos que devem ser suficientes para que ocorra o salvamento de dados.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Sincero e Antipático
Todos os antipáticos são sinceros. (Todos los antipáticos son sinceros.)
Sofocleto - Silogismos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)