Nosso componente em destaque neste artigo é o ST8500 da STMicroelectronics. Esse componente consiste num sistema de Modem num único chipa porá comunicação através de linhas de alimentação.

Baseados nas informações do próprio datasheet do componente, que pode ser acessado em https://br.mouser.com/datasheet/2/389/st8500-1850165.pdf  preparamos este interessante artigo, útil pra o desenvolvedor de produtos para smart grid, IoT e medidas inteligentes através da linha de alimentação.

Na figura 1 temos o diagrama básico de blocos deste componente.

 

   Figura 1 – Diagrama de blocos básico do ST8500 da STMicroelectronics
Figura 1 – Diagrama de blocos básico do ST8500 da STMicroelectronics

 

Podemos então dar uma descrição resumida deste componente, já que a descrição completa pode ser encontrada no próprio datasheet.

O ST8500 consiste num modem para comunicação via linha de energia (PLC) num único chip (SoC) totalmente programado para operação em até 500 kHz.

O dispositivo foi projetado para estar em acordo (compliance) com as normas NENELEC EN50065, FCC e ARIB suportando os principais padrões de protocolos como o ITU G9904 (PRIME), ITU G9903 (G3-PLC) e muitos outros.

A arquitetura detalhada deste componente é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Arquitetura detalhada
Figura 2 – Arquitetura detalhada

 

O detalhamento desta estrutura funcionando com a descrição do funcionamento de cada bloco pode ser encontrado no datasheet que contém 38 páginas de informação.

O invólucro é o QFN56 mostrado na figura 3.

 

Figura 3 – O invólucro e os nomes dos pinos
Figura 3 – O invólucro e os nomes dos pinos

 

A função de cada pino também é descrita no datasheet. Nele também encontraremos o mapa da memória e todas as tabelas com as características de operação tais como os máximos absolutos, as características térmicas e da fonte de alimentação.