A NXP (www.nxp.com), empresa fundada pela Philips, possui em sua ampla linha de componentes uma série de sensores magneto-resistivos para sensoriamento de ângulo. Eles são aplicados principalmente na indústria automotiva em controle de válvulas, posicionamento de pedais e de limpadores de para-brisas, suspensão ativa, ajuste de faróis, direção eletrônica e posicionamento de assentos.

Nota: este artigo é de 2007. Para novos projetos verifique a existência de produtos equivalentes mais recentes.

A grande vantagem no uso desses sensores está na inexistência de contatos e a medida é precisa, independentemente de problemas de temperatura.

Na figura 1 temos os diagramas de blocos de duas séries de sensores da NXP utilizados para esse tipo de aplicação: a série KMZ4x e a série UZZ900x.

 


 

 

Temos ainda os sensores KMA199 e KMA 200, que são fornecidos em invólucros conforme o mostrado na figura 2.

 


 

 

O diagrama de blocos desse componente é ilustrado figura 3. Para os demais componentes da série, que têm funções diferentes, é possível obter os dados no site da NXP.

 


 

 

Os sensores magneto-resistivos usam os campos magnéticos para obter medidas da posição de uma peça. Esses sensores trabalham com a orientação do campo e não com sua intensidade, o que os toma bastante confiáveis na medida, pois não são afetados pelo enfraquecimento do ímã ou outros fatores que possam afetar a intensidade do campo, conforme exibe a figura 4.

 


 

 

O não uso de qualquer tipo de contato físico toma esse tipo de sensor ideal para aplicações em ambientes rudes, como o ambiente automotivo, o que resulta em confiabilidade e segurança.

Os sensores KMZ41 dessa série, por exemplo, podem operar com uma tensão máxima de 9 V, medem ângulos até 180° e têm saídas com seno e cosseno. Para o UZZ9000 a tensão de alimentação é de 5 V, com faixa de ângulos até 180° em passos de 10°. Mais informações sobre esses sensores podem ser obtidas nos datasheets disponíveis no site da NXP.