Elaborar um detector usando sensores ultrassônicos com poucos componentes externos é possível graças ao módulo híbrido UTR1 da Telecontrolli (www.telecontrolli.com).

 

Nota: o artigo é de2007.

 

Esse módulo contém o oscilador ultrassônico para 40 kHz e os circuitos de amplificação e detector, além de uma etapa amplificadora com um transistor para excitação de dispositivos externos.

Com isso, o sistema completo pode ser elaborado com poucos componentes externos. O circuito tem recursos para detectar a variação da amplitude do sinal recebido em 40 kHz devido ao movimento de um objeto.

Dentre as aplicações possíveis para esse módulo temos os sistemas de alarme para carros, alarmes residenciais e comerciais, sistemas de abertura automática de portas, etc. Destacam-se nesse módulo suas características de imunidade a RF e o invólucro SIL.

Graças à tecnologia "thick film hybrid", o módulo apresenta características elétricas estáveis. Na figura 1 temos o diagrama de blocos do dispositivo. Características elétricas. Veja a tabela 1.

 


 

 

 

 


 

 

 

Na figura 2 fornecemos a pinagem do módulo, assim como suas dimensões (dadas em milímetros).

 


 

 

Um circuito típico de aplicação é apresentado na figura 3. Observe que o transdutor transmissor (TX CAP) é o MA40S3S da Murata, o transdutor sensor (RX CAP) é o MA30S3R da Murata e tanto D1 quanto D2 são diodos de germânio.

 


| Clique na imagem para ampliar |