NOSSAS REDES SOCIAIS -

Controlador de display gráfico para uso automotivo (COM2508)

A Fujitsu (www.fujitsu.com) lançou um novo controlador para display gráfico especialmente projetado para sistemas de navegação veicular, com foco no mercado norte-americano.

 

Nota: O artigo é de 2007. Verifique a existência de componentes equivalentes mais recentes para um novo projeto.

 

O controlador, que recebeu a denominação MB86276, é indicado para aplicações 3D, já estando em uso em veículos europeus e japoneses. Na versão 2D o GDC MB86276 é recomendado para navegação de médio alcance e também para o mercado de entretenimento, que também está emergindo na América do Norte.

O MB86276 2D GDC inclui muitos dos recursos oferecidos na versão 3D como: suporte duplo de display, captura de vídeo, opções alpha-blending múltiplas, e buffer Z de 16 bits, que possibilita a realização de operações 3d de baixo nível.

Esse dispositivo incorpora o controlador de display, mecanismo de renderização, unidade de entrada de vídeo, originalmente desenvolvida para a versão 3D, além de outros recursos. Um processador central otimizado permite conexões mais diretas com a CPU, assim, o 2D GDC pode ser conectado a uma ampla gama de processadores e controladores de diversos fabricantes. Todos os drivers disponíveis para o sistema operacional (desenvolvidos para a família 3D GDC) podem ser usados com o 2D GDC, com um mínimo de modificações.

A frequência interna e de memória é de 133 MHz, e o clock de base para o display opera em 400,9 MHz. As resoluções do display vão de 320 x 240 a 1280 a 768. As profundidades de cores vão de 8, 16 ou 24 bits por pixel.

O tamanho máximo da camada lógica é de 4096 x 4096 pixels. Camadas específicas podem ser misturadas facilmente usando MIC23050/51 o alpha map, o que pode ser livremente aplicado em cada uma das seis camadas disponíveis, possibilitando assim uma taxa de 8 bits por pixel. Cada pixel pode ser mixado de modo a se obter um excelente controle dos níveis de transparência.

DMAs externo e interno são suportados através de uma interface externa SDRAM de 32 bits para mais de 64 MB de memória gráfica. Uma interface I2C também é incluída, assim como entradas e saídas PIO.

A saída dual do display possibilita o uso em aplicações múltiplas.

O MB86276 oferece todas as capacidades 2D do MB9629x 3D GDC, incluindo o mapeamento de textura, mistura alpha, sombreamento Gouraud, e saída dupla. Usando-se o modo de saída dupla, o GDC pode individualmente excitar dois displays conectados com igual resolução.

O controlador pode ser conectado a displays utilizando duas interfaces independentes ou apenas uma com alguma lógica de multiplexação. Dessa forma, é possível o componente ser empregado em diversas aplicações com dois displays, como jogos no assento traseiro, duas unidades de monitoramento, etc. Na figura 1 temos o diagrama de blocos do dispositivo.

 


 

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Selo
O selo é um ser pegajoso, cujo destino é viajar.
Eno Teodoro Wanke (1929) - As Costeletas de Adão - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)